Dicas da Luzia Tanaka

Conversas da Menina com o Mundo
Rafael Presto
Conecta Brasil

+Essa dica é da educadora Luzia Tanaka que promove o português como Língua de Herança lá no Japão. Conheça um pouco do trabalho dela.

Um lindo livro de 25 contos que mostram a trajetória de uma menina caminhando pelo mundo e conversando com as coisas, animais, plantas e objetos. E entre um e outro encontro e conversas constrói seus saberes e vivências.
No conto final ela tem um diálogo com o Mundo e diz para ele:“- Sim, você tem razão. Eu sei que ainda vou me machucar outras vezes nos passos do meu caminho. Mas Mundo, as coisas não são feitas só de dor e tristeza. Ás vezes, em alguns momentos, sobram também alegrias, gestos de amizade, jeitos de amor.”
Um livro para ser lido por todos!

 

Alba, a vitória-régia
Fátima Nascimento, Charlotte Lieckfeld (português e alemão).
Fafalag

Alba, a vitória-régia, se sentia muito solitária e saiu a procura de novos amigos e nessa caminhada encontra vários animais que habitam o Pantanal, mas todos estavam muito ocupados até que encontra seres muito especiais e sua vida muda.
O livro fala sobre a amizade, com singeleza, e também traz nas suas ilustrações a flora e fauna do Pantanal e com certeza tocará os corações das crianças.
Fátima Nascimento, leva a cultura e o português como língua de herança ( PLH), para brasileirinhos que vivem em diversos países da Europa e cidades da Alemanha,realizando oficinas de atividades a partir da leitura do seu livro.

 

Sobre a Luzia
Com formação em Educação Artística pela FAAP e Pedagogia UFMT – acordo Brasil/Japão, vem estudando o Português como Língua de Herança(PLH) nos cursos de formação continuada da Brasil em Mente desde 2014.
Tradutora e intérprete, trabalho voluntário na comunidade brasileira e escolas japonesas , atendendo crianças brasileiras de Osaka, Japão.
Mas a sua maior paíxão e dedicação é o trabalho que desenvolve com as crianças e jovens de Osaka nas oficinas de PLH no Projeto Construir ARTEL, que tem como objetivo não só trabalhar a língua e a cultura brasileira, mas a de refletir sobre si e suas origens, e conquistar a sua autonomia.

VEJA OS DEMAIS, AQUI!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.