Lendo folclore

Editorial
Felicia Jennings-Winterle
Plataforma Brasileirinhos, Editora

Você sabe o que é folclore? Sabe quando é o dia do folclore no Brasil?
Uma data importantíssima para a cultura brasileira, 22 de Agosto marca a importância do cultivo das lendas, músicas, versos, e comidas típicas, que ouvimos de nossos avós, bisavós, tataravós, e que agora serão de nossos filhos, netos, bisnetos.

Muitas vezes pergunto entre crianças e adultos quem sabe o dia do Halloween, e todos sabem. Mas quando pergunto o dia do folclore, ainda não achei quem se lembre. Numa tentativa de mudar isso, foi criado o Dia do Saci, que é comemorado em 31 de outubro. Porque apesar da grande influência da cultura americana no Brasil, e no caso de nós que moramos fora, da imersão na cultura americana, o mais importante é cultivar o multiculturalismo. Sendo assim, grave essa data – 22 de Agosto.

Começaremos hoje uma série de posts sobre o folclore brasileiro, com elementos que com certeza fazem parte de suas lembranças. Hoje, falamos sobre lendas. Lendas são histórias que foram passadas de geração para geração, de forma oral. Não podem ser comprovadas, mas mais importante, são fruto da imaginação das pessoas e universalmente fazem parte de todas as culturas.

Sugerimos os seguintes livros para que seus brasileirinhos as conheçam:
Lendas e Fábulas do Folclore Brasileiro
Essa coleção vem em 3 volumes. Escrita por Walcyr Carrasco e publicado pela Manole, traz um universo de histórias para as idades juvenis.

Turma da Mônica e as Lendas Brasileiras
Essa coleção de livros fininhos é super bem ilustrada e traz as lendas do Boitatá, Boto Rosa, Lobisomem, Iara, Mula sem Cabeça, Negrinho do Pastoreio, Vitória-Régia, Uirapuru, Cabra Cabriol, Cobra Honorato, Saci e Curupira. Mauricio de Souza conta as lendas em uma linguagem típica da Turma da Mônica que hipnotiza as crianças. Publicada pela Girassol.

Turma da Mônica e o Folclore Brasileiro
Maurício de Souza traz um verdadeiro tesouro às crianças, especialmente os brasileirinhos. Esse livro é um grande compêndio de versos, cantigas, lendas e brincadeiras do folclore, e também é de publicação da editora Girassol. Pode ser usado em casa e na escola.

 

Screen Shot 2015-10-20 at 8.49.02 PMFelicia é educadora e pesquisadora sobre o português como língua de herança. Fundadora da Brasil em Mente, é editora da Plataforma Brasileirinhos.

 

© Nosso conteúdo é protegido por direitos autorais. Compartilhe somente com o link, citando: Plataforma Brasileirinhos, Brasil em Mente.

Um comentário em “Lendo folclore

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s