Lendo: O Grúfalo

Por Cristina Marrero
Coluna Lendo

Dentre as muitas estórias que eu li para as minhas filhas, O Grúfalo, é, sem dúvida, uma das nossas favoritas. Escrito por Julia Donaldson e editado no Brasil pela Brinque-Book, o livro nos mostra um ratinho muito esperto que usa a sua imaginação para se livrar dos predadores.

Num passeio tranquilo pela floresta, o ratinho encontra alguns animais dispostos a transformá-lo em refeição mas, com muita astúcia e criatividade, ele vai criando um monstro, o Grúfalo, para assustar os animais. Imaginem a surpresa quando ele se depara com o proprio Grúfalo na sua frente!

Numa narrativa agradável e ritmada, o livro permite uma leitura divertida imitando as “vozes” dos animais, descrevendo o Grúfalo e descobrindo como a imaginação pode ser uma ótima aliada em situações perigosas.

Depois de terminar o livro a brincadeira continua, usando sucata, desenhando ou descrevendo, as crianças podem criar os seus próprios “Grúfalos”, como seriam os nossos monstrinhos? Que qualidades e habilidades eles podem ter? E o ratinho? Pequeno e esperto ele nos mostra que muitas vezes a imaginação e a esperteza podem ser mais úteis do que a força. Em quais situações resulta melhor usar a astúcia?

Um outro tema interessante é falar sobre predadores e como na natureza os predadores naturais são importantes para manter o equilíbrio. Que predadores eles conhecem? Como eles fazem para caçar as presas?

Em 2009, o livro virou filme, com vários prêmios mas eu ainda não assisti, acho que prefiro continuar fazendo as vozes do livro e me divertindo, talvez mais do que as próprias crianças…

O livro pode ser facilmente encontrado e para quem quiser, no link abaixo tem a versão em português.
http://contandoradehistorias.blogspot.com/2008/09/o-grfalo-jlia-donaldson-um-ratinho-foi.html

——————–
logo_BIBPA Associe-se já à biblioteca infanto-juvenil brasileira Patricia Almeida. A BIBPA está a sua espera, com o livro “O Grúfalo” e muitos outros. Você pode receber livros em sua casa, em todo os EUA.

 

10520087_10205119346253278_826309639437374543_nCristina ama literatura infantojuvenil e por isso, faz as aventuras, descobertas e fantasias chegarem até você através de dicas e reviews de livros. Cristina é diretora da Biblioteca Infanto-juvenil Patricia Almeida, um departamento da Brasil em Mente.

 

© Nosso conteúdo é protegido por direitos autorais. Compartilhe com o link, citando: Plataforma Brasileirinhos, Brasil em Mente.

Anúncios

2 comentários em “Lendo: O Grúfalo

  1. Pingback: Lendo Pedro e Tina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s