Lendo: Alguns Medos e seus Segredos

Por Cristina Marrero
Coluna Lendo

É impossível falar em literatura infantil brasileira sem citar o nome desta grande escritora. Com mais de 100 livros publicados no Brasil e em 18 países, Ana Maria Machado conquistou o coração dos leitores infantis e adultos, além de muitos prêmios. Atualmente ela preside a Academia Brasileira de Letras e no início deste mês ganhou mais um importante prêmio, o Ibero-Americano de Literatura Infantil e Juvenil.

Para a autora, a literatura “permite sonhar, enfrentar medos, vencer angústias, desenvolver a imaginação, viver outras vidas, conhecer outras civilizações” e por isso é tão importante que as crianças desenvolvam desde cedo o gosto pela leitura.

O livro escolhido para este mês é “Alguns medos e seus segredos”. O porquê da escolha é simples. Todos temos medo de alguma coisa, crianças e adultos. Alguns medos bobos, outros nem tanto. Mas não importa, o que é interessante é que ao falar dos nossos medos, eles parecem diminuir de tamanho. Colocar em palavras um sentimento assustador nos permite dar uma forma mais concreta e possivelmente lidar melhor com essa sensação. O assunto é, então, bastante familiar e possibilita várias leituras além do livro.

Alguns medos e seus segredos

<strong>Você pode encontrar este livro na Biblioteca Infanto-Juvenil Brasileira Patricia Almeida, localizada à 2W 4th St Ste 507, New York, NY.</strong>

O livro é composto por três histórias, “Mãe com medo de lagartixa”, “Com licença, seu bicho-papão” e “O lobo mau e o valente caçador”. O texto de Ana Maria Machado é enriquecido com as ilustrações de Eliardo França. A primeira história fala de uma mãe corajosa, arteira, divertida e que morre de medo de lagartixa. Ao pregar uma peça nela, os seus filhos percebem que mãe também precisa de carinho e proteção.

Na segunda história, um grupo de primos está de férias no sítio e começa a falar sobre os seus medos: bruxa, dragão, lobo-mau, velho-com-saco e claro, o bicho-papão. E não é que os monstros aparecem na fogueira, bem na frente deles? E agora? É ouvir o que eles estão falando e descobrir que há uma coisa que assusta os monstros e faz eles fugirem rapidinho…

O livro termina com a história do lobo e do caçador. De um lado a família do caçador, do outro, a família do lobo. Cada uma vivendo à sua maneira e ainda assim, tão parecidas! Pais zelosos, crianças que gostam de brincar e de cada lado o medo rondando as histórias. De um lado medo de lobo, do outro, medo de caçador…

Histórias simples que abordam um tema sério presente no nosso cotidiano, ajudam as crianças a falarem sobre os seus medos, mostrando que adultos também sentimos medo, e mesmo que estes não desapareçam por completo, se tornam menores, e vão sumindo com o tempo. Claro que estamos falando dos medos “comuns”: medo do escuro, medo de monstros, de ficar sozinho. Nada muito traumático onde a atuação de um profissional seja mais adequada. Estamos falando dos medos que, nós como mães e pais devemos tentar ajudar a superar. Estender a mão, ouvir os nossos pequenos com atenção, não fazer pouco do seu sentimento e abraçar bem gostoso para que sintam que estão seguros conosco. Falar, ouvir, sorrir, cantar para espantar o medo.

Todos nós temos o(s) nosso(s) medo(s). Eu tenho medo de cara feia …

logo_BIBPA Associe-se já à biblioteca infanto-juvenil brasileira Patricia Almeida. A BIBPA está a sua espera, com o livro “Alguns medos e seus segredos” e muitos outros da autora Ana Maria Machado. Você pode receber livros em sua casa, em todo os EUA.

 

 

10520087_10205119346253278_826309639437374543_nCristina ama literatura infantojuvenil e por isso, faz as aventuras, descobertas e fantasias chegarem até você através de dicas e reviews de livros. Cristina é diretora da Biblioteca Infanto-juvenil Patricia Almeida, um departamento da Brasil em Mente.

 

© Nosso conteúdo é protegido por direitos autorais. Compartilhe com o link, citando: Plataforma Brasileirinhos, Brasil em Mente.

Um comentário em “Lendo: Alguns Medos e seus Segredos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s