Lendo Almanaque da Ruth Rocha

Por Cristina Marrero
Coluna Lendo

Almanaque Ruth Rocha

O que você acha da capa deste livro? Colorida, cheia de informações, curiosa, não? Pois ela dá uma idéia do que vem por aí. O Almanaque Ruth Rocha é um livro divertido, com muitos assuntos e muitas histórias.

A obra é dividida em capítulos que marcam os meses do ano, cada um com informações sobre o sistema solar, o calendário e o zodíaco. Logo depois uma história contada por Ruth ou um poema. E então começam outras “aventuras”. Em pequenos textos, a autora nos apresenta curiosidades históricas, minibiografias, piadas, experiências científicas, datas especias, folcore, tudo isso numa linguagem fácil e agradável.

A autora faz uma versão colorida e animada dos almanaques tão populares nos anos 50 no Brasil. Mas a história deste tipo de livros é bem anterior. Eles “desembarcaram” no país no século XIX, vindos da França e de Portugal, como veículos de propaganda de laboratórios, indústrias farmacêuticas ou produtos agrícolas e da Igreja Católica. Aos poucos foram ganhando a aceitação das pessoas e com seu conteúdo variado atraíram a atenção dos mais diversos leitores.

Os almanaques proporcionam uma leitura bem dinâmica, podendo abordar os temas mais variados, história, ficção, culinária, cultura popular, música… E Ruth Rocha traz esse universo mágico nesta versão para as crianças. Crianças de todas as idades encontrarão algo interessante nele. Uma adivinhação, uma rima, uma descoberta, uma brincadeira. Pode ser lido de trás para frente, de cima para baixo. A leitura não-sequencial faz com que todas as vezes que você o ler possam ser diferentes. As ilustrações do almanaque foram feitas por quinze artistas brasileiros,  o que dá, um tom ainda mais divertido, já que há vários estilos de desenhos e uso de cores.

Para os adultos há uma versão interessante, o Almanaque Brasil, uma publicação mensal da Andreato Comunicação e Cultura. Abordando temas culturais e históricos do país, a revista tem uma tiragem de 120 mil exemplares por mês. Além de ser distribuído nos voos nacionais e internacionais da TAM. Há alguns anos atrás a Ediouro lançou o livro reunindo muitos dos textos da revista e para quem gostar do assunto ainda tem o site:

http://www.almanaquebrasil.com.br/index.php

A leitura dos almanaques pode proporcionar bons momentos em família, descobrindo e redescobrindo coisas sobre o nosso país, sua cultura, o folclore, brincadeiras e as pessoas que se destacaram ao longo dos anos nas mais diversas areas. Boa leitura!

logo_BIBPA Associe-se já à biblioteca infanto-juvenil brasileira Patricia Almeida. A BIBPA está a sua espera, com o livro “O Almanaque da Ruth Rocha” e muitos outros desta autora. Você pode receber livros em sua casa, em todo os EUA.

 

10520087_10205119346253278_826309639437374543_nCristina ama literatura infantojuvenil e por isso, faz as aventuras, descobertas e fantasias chegarem até você através de dicas e reviews de livros. Cristina é diretora da Biblioteca Infanto-juvenil Patricia Almeida, um departamento da Brasil em Mente.

 

© Nosso conteúdo é protegido por direitos autorais. Compartilhe com o link, citando: Plataforma Brasileirinhos, Brasil em Mente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s