O português e os brasileirinhos

Por Luciana Lessa, PhD
Coluna Falando

Em nosso último post da coluna “Falando” tentamos destacar o que a língua que falamos tem a ver com nossa identidade. Assim, discutimos como a preservação e o cuidado em deixar vivo o português em nosso dia-a-dia tem uma importância histórica e pessoal para crianças, adolescentes e adultos que mudam de país.

O post de hoje ainda é sobre essa relação: língua e identidade. Hoje, será dado foco especial na importância dessa relação para os filhos de brasileiros que mudam de país. Ou seja, além das questões envolvidas na relação entre língua e identidade para os adultos, como isso funciona também quando pensamos nos brasileirinhos que nascem fora do Brasil?

Primeiramente, é necessário pensar em que medida os pais consideram importante ou significativo transmitir aspectos da cultura brasileira para seu filho. Como você gostaria que seu filho se reconhecesse? Como americano, alemão, espanhol, irlandês? Ou como brasileiro-americano, brasileiro-alemão, brasileiro-espanhol, brasileiro-irlandês? Essa é uma questão muito importante a ser pensada por pais e/ou mães brasileiros que moram nos em outros países.

Para pensar sobre isso, devem-se levar em conta múltiplos fatores, como: sua opinião e desejo pessoal; a relação que seu filho terá com o Brasil (frequência das visitas ao Brasil, contato com a família que ainda vive no Brasil, conhecimento da história de sua família, etc); a possibilidade de voltar a viver no Brasil; caso seu marido, ou sua esposa, seja americano(a), como ele(a) pensa sobre essa questão e como você pode discutir esse assunto com ele(a); dentre outros.

buttonsPensando em nosso tema central – língua e identidade – nossa questão é: como o ensino do português influencia na formação de sua identidade como brasileirinho? Será possível seu filho se reconhecer como brasileiro-americano,brasileiro-alemão, brasileiro-espanhol, brasileiro-irlandês, ou outras, sem ter o português como língua de herança?

 

A nosso ver, o conhecimento da língua e a identificação pessoal com um país são fatores intrinsecamente ligados. Sem o ensino do português, você sempre poderá expôr e explicar aspectos da cultura brasileira a seu filho, sim; mas ele sempre dependerá de sua tradução para a compreensão de músicas, nomes e ingredientes de pratos típicos brasileiros, para o contato com familiares que vivem no Brasil, e tudo mais que envolva sua lembrança e participação em aspectos relacionados ao Brasil.

Diferentemente, a presença do ensino do português proporciona um vínculo real de seu filho com o Brasil. O vínculo deixa de ser abstrato, deixa de ser apenas uma ligação com a história de sua família, mas torna-se um vínculo direto de seu filho com o Brasil. Essa diferença talvez seja uma das mais importantes na formação de diferentes identidades que seu filho pode desenvolver: japonês, filho de brasileiro ou brasileiro-japonês, por exemplo. O japonês, filho de brasileiro, por exemplo, possui raízes no Brasil, tem pai e/ou mãe brasileiro(a), conhece – em diferentes graus – aspectos da cultura brasileira, mas esse vínculo é abstrato e indireto; o brasileiro-japonês sente-se parte dessa cultura, uma vez que possui um vínculo com o Brasil que é concreto e direto.

Assim, a resposta para nossa questão principal como o ensino do Português a seu filho influencia na formação de sua identidade como brasileirinho? parece ser esclarecida por meio da ideia dos vínculos que seu filho possui com a cultura brasileira. O ensino do português tem um papel fundamental na identidade de seu filho como um brasileiro-inglês, por exemplo, pois possibilita a ele essa ligação direta, esse vínculo que é dele – e não apenas dos pais – com o Brasil.

Luciana Lessa é Doutora em Linguística, é parte do corpo docente da Georgia State University e participa de importantes grupos de discussão sobre a aquisição da linguagem falada e escrita. É autora da coluna Falando na Plataforma Brasileirinhos e diretora do grupo de discussão e formação de professores da Brasil em Mente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s