A viagem da saudade

Por Cristina Marrero
Coluna Lendo

A viagem da saudadeO escritor Jonas Ribeiro é um autor de muito fôlego: possui mais de 100 títulos publicados nos gêneros infantil, juvenil e adulto. Um número impressionante para um autor que nasceu em 1970. Além disso, é um contador de histórias de um talento admirável.

Onde quer que vá, prende a atenção de todos, usando fantoches, bonecos, música e muito mais. Este paulistano sempre gostou muito de ler, os livros foram seus companheiros na infância e na adolescência. Na universidade escolheu Letras e Língua Portuguesa porque escrever foi algo natural e espontâneo. Desde 1987 ele já passou por 1.500 escolas contando histórias, conversando com as pessoas, aprendendo e ensinando. Levar a literatura para as escolas é sua prioridade.

Durante as férias, ele não apenas descansa mas aproveita para escrever mais. Jonas não pára. Além de viajar pelo país contando e encantando com suas narrativas, ele prepara vários lançamentos para um futuro bem próximo.

Entre os muitos livros dele, o escolhido é “A viagem da saudade”, uma história doce e poética sobre amigos e… saudade. José, o personagem principal sente uma enorme saudade de Rosinha mas ela mora muito longe e ele decide, então, fazer uma longa viagem para visitá-la. O livro é curto, com um texto delicado e se abre para muitas atividades e conversas com as crianças. De quem elas sentem saudades? Podemos escrever uma carta? Ou quem sabe um cartão postal? Se fôssemos viajar, que transporte utilizaríamos? Também podemos viajar na imaginação e reencontrar pessoas queridas que moram longe?

Livros que estimulam conversações e atividades tem valor além do livro, como se o livro não terminasse ali, na última página. Ele s vão além, estabelecem conexões com a nossa própria história, com as nossas experiências. E tanto a criança quanto o adulto se envolvem mais nas palavras, na leitura e na releitura, que é tão importante!

Para quem quer se aventurar mais na arte de contar histórias, o próprio Jonas Ribeiro, com sua vasta experiência, nos brinda com o livro “Ouvidos Dourados, a arte de ouvir histórias para depois contá-las” Esse livro é muito bom para quem está começando, pois ele dá dicas de repertório, de como agir diante dos ouvintes e principalmente como conquistar esses ouvintes. Jonas Ribeiro propõe reflexões e técnicas de como contar uma história. O livro tem uma linguagem acessível e é acompanhado das ilustrações divertidas de Márcia Széliga.

Como o título do livro nos avisa, a base de uma boa contação de histórias é antes de mais nada ser um bom ouvinte. Parece óbvio, não? Mas muitas vezes esquecemos disso. Criança adora contar histórias, vamos ouvir?

—————-

logo_BIBPA Associe-se já à biblioteca infanto-juvenil brasileira Patricia Almeida. A BIBPA está a sua espera, com o livro “A viagem da saudade” e muitos outros do autor Jonas Ribeiro. Você pode receber livros em sua casa, em todo os EUA.

 

10520087_10205119346253278_826309639437374543_nCristina ama literatura infantojuvenil e por isso, faz as aventuras, descobertas e fantasias chegarem até você através de dicas e reviews de livros. Cristina é diretora da Biblioteca Infanto-juvenil Patricia Almeida, um departamento da Brasil em Mente.

 

© Nosso conteúdo é protegido por direitos autorais. Compartilhe com o link, citando: Plataforma Brasileirinhos, Brasil em Mente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s