Perfil e Opinião: música para brasileirinhos, maiores

Por Rejane Musis
Perfil e Opinião

Moro em Boston há 2 anos com meu marido e dois filhos – Ian, de 14 anos e Luiza, de 6. Desde que cheguei uma certeza que tivemos foi de que a língua portuguesa não deixaria de ser a primeira língua de meus filhos, em especial da Luiza, que está sendo alfabetizada aqui.

Não tinha nenhuma experiência como alfabetizadora quando cheguei, portanto comecei a pesquisar o que fazer pois, além de falarmos português em casa, preservando assim a língua falada, quero que minha filha saiba ler e escrever em português.

Sou professora de música e meu marido é músico. Música faz parte de nossa rotina, nosso dia a dia, nosso ofício e nosso lazer. No Brasil sempre busquei mostrar aos meus alunos – sempre crianças – grandes compositores que nem sempre tinham o espaço devido na mídia. Penso que conhecê-los seja fundamental para entender a riqueza de nossa cultura na arte musical. Aqui, fora do Brasil, esse valor toma proporções ainda maiores.

Percebi também que a música brasileira pode ser uma peça fundamental na preservação da língua, enriquecimento do vocabulário e conexão com a cultura brasileira em geral. Posso ver claramente como o fato de ouvirmos sempre em casa Gilberto Gil, Chico Buarque, Ivan Lins, Tom Jobim e tantos outros mestres da música vem fazendo com que, mais do que ter um vocabulário rico, meus filhos amem o português e sintam, como eu, um imenso orgulho de ser brasileiro.

Quando vi no Brasileirinhos a postagem “25 músicas que todo brasileirinho deve saber cantar”, achei o máximo e estou super de acordo. Aquelas cantigas de roda ou brincadeiras cantadas são fundamentais. Um material valioso, sem dúvida. Porém imediatamente pensei em tanta, tanta música que os brasileirinhos e brasileirões não podem deixar de conhecer…

Partindo dessa ideia fiz minha lista. Sei que imediatamente após finalizar vou me arrepender de ter deixado alguma de fora. Para isso peço que coloquem nos comentários mais e mais sugestões e links.

Pensei em um exemplo de vários compositores mas desde já sugiro que vocês explorem mais e mais. Em alguns preferi colocar o álbum todo, por serem obras emblemáticas direcionadas para crianças. E uma última coisa: além da lista, não deixe de apresentar a seus filhos os primeiros cds dA Turma do Balão Mágico (Tem Gato Na Tuba, Superfantástico) e tudo da Palavra Cantada e Hélio Ziskind.

E bom som!

1- Maracangalha – Dorival Caymmi

2- Expresso 2222 – Gilberto Gil

3- Feitiço da Vila – Noel Rosa

4- Bola de meia, bola de gude – Milton Nascimento

5- E vamos a luta – Gonzaguinha

6- Novo Tempo – Ivan Lins

7- Aquarela do Brasil – Ari Barroso

8- Alegria Alegria – Caetano Veloso

9- Águas de março – Tom Jobim

10- A banda – Chico Buarque

11- Luz – Djavan

12- Casa de brinquedos – Toquinho

13- Papel Mache– João Bosco

14- Trenzinho Caipira – Villa Lobos e Ferreira Gullar

15- Carinhoso – Pixinguinha

16- De volta pro aconchego – Nando Cordel

17- A Arca de Noé 1 e 2 – Vinícius de Moraes

18- País Tropical – Jorge Ben Jor

19- Asa Branca – Luiz Gonzaga

20- Ponteio – Edu Lobo

21- Ideologia – Cazuza

22- Bim-Bom- João Gilberto

23- Desenredo – Dori Caymmi e Paulo Cesar Pinheiro

24- Último Romântico – Lulu Santos

25- O sol nascerá – Cartola

Rejane de MusisRejane De Musis é Músico-Educadora, professora de musicalização e regente coral há 12 anos, Pós-graduada em gestão cultural.

Anúncios

12 comentários em “Perfil e Opinião: música para brasileirinhos, maiores

  1. Rejane,
    Parabéns pelo artigo e continue assim, disseminando a boa música brasileira tanto aqui (Brasil) quanto aí. Esperamos um dia em que os “gringuinhos” busquem as referências brasileiras também.

    1. Eduardo, obrigada! Os “gringuinhos”buscam sim, muitas vezes até mais que os Brasileiros. Nossa música é muito rica, não? E quais os grupos de teatro brasileiros (sua praia)
      fundamentais para conhecermos? Faça sua lista, adorarei!

  2. Sim, a música brasileira cativa, não só a nós, brasileiros, mas chama muita atenção para nossa língua. É a riqueza da nossa cultura artística!!

    1. Exatamente, Ju. Não consigo pensar em recurso melhor para a compreensão de nossa língua que a arte. Faço a você a pergunta que fiz ao Eduardo, acima: Que grupos de teatro brasileiros ou peças seriam fundamentais a todos conhecerem? De Mato Grosso de cara me lembro daquela esquete clown da Tatiana Horevicht que morro de rir só de lembrar. E o Encaixotando Shakespeare, que gostei demais. Beijo minha amiga e artista que admiro demais.

  3. Adorei a lista :). Queria acrescentar a Adriana Calcanhoto, com Adriana Partimpim…,meu filhote adora e tambem cria da Maria Rita.

    1. Sim, a Partimpim é fundamental. Saliento o extra do primeiro dvd, Tudo é Música, muito bom! Abraço!

    1. Obrigada! Sinto me muito honrada em ser parte desse sonho lindo que é o All Arts Institutes of Boston. Que esse seja um espaço onde a arte possa se proliferar, desdobrar, crescer, com todas as bençãos!

  4. Que bom este artigo que fala de canções para as crianças! Também li o anterior “25 músicas que todo brasileirinho deve saber cantar”.
    Eu gostaria de deixar a sugestão de 2 músicas que fazem sucesso entre todos aqui (crianças e adultos):
    1. “Aquarela” – Toquinho (não vi na lista e não sei se já comentaram)
    2. “Lilás” – Djavan (fala do tempo, neste caso, meteorológico num tom poético e musical que só o Djavan sabe.)

    Já temos o Blog da “Brasil em mente” como “Páginas que sigo” no nosso Blog.
    Abraços,
    http://lusofoniagaliza.blogspot.com.es/

    1. Aquarela, sim! Não pode faltar, chega a ser um hino da criança brasileira! Adorei também a indicação de Lilás, um ótimo recurso para trabalhar o vocabulário relacionado ao tempo metereológico, além de ser de uma alegria contagiante. Adorei seu blog, ótimo trabalho!

  5. Nossa adorei esse blog! Vou salvar! Apesar de hj em dia morar aqui no Brasil, já morei fora 2 vezes e talvez futuramente, não sabemos ainda… Sou casada com um americano e estou grávida… Mas, enfim, gostaria de adicionar algumas clássicas que não podem faltar: “Aquarela” do Vinícius e Toquinho; “Sítio do Pica-Pau Amarelo” do Gilberto Gil; “Superfantástico” da Turma do Balão Mágico e Djavan; “Juntos” Turma do Balão Mágico e Baby Consuelo); “É tão lindo” Roberto Carlos e Simony; “Nosso lindo balão azul” de Guilherme Arantes (turma do Pirilimpimpim); “O pato” de Vinícius de Moraes; “A casa” Vinícius e Toquinho; “O leão” de Vinícius de Moraes; “Os saltimbancos (todas as músicas!)” – de Chico Buarque. Enfim, essas são algumas clássicas para crianças!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s