Lendo: a bruxinha atrapalhada

Por Cristina Marrero
Coluna Lendo

A bruxinha atrapalhadaA Bruxinha Atrapalhada é um dos personagens mais queridos e simpáticos da literatura infantil brasileira. O livro de Eva Furnari já ganhou diversos prêmios, inclusive, o de melhor livro sem texto dado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Livro sem texto? É isso mesmo! A autora começou o seu trabalho na literatura infantil criando livros apenas com imagens, algo inédito no Brasil dos 80. O livro sem palavras tem a vantagem de poder “criar” vozes e diálogos inusitados e cada vez que se “visita” o livro uma nova história pode aparecer. O que aconteceria se a bruxinha não tivesse feito isso? Será que ela sabe mesmo usar a varinha mágica?

 

Talvez o que torne tão popular esta bruxinha entre as crianças é que muitas das suas ações são parecidas às do universo infantil. Esta bruxinha apronta situações engraçadas usando a sua varinha mágica. Algumas vezes ela é bem sucedida, outras vezes ela precisa arcar com as consequências de suas travessuras, tudo isso com muito bom humor.

O livro é composto por dez histórias curtas, “O Chapéu”, “A Torneira”, “A Abóbora”, “Pega Ladrão” e outras mais. O livro é desenhado em tiras grandes, com espaços vazios, permitindo às crianças “escrever” suas próprias histórias baseadas nas ilustrações, uma atividade interessante para crianças que estão no processo de alfabetização.

Eva Furnari nasceu na Itália e aos 2 anos veio para o Brasil, no de 1976 formou-se em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo. Nos anos 80 colaboorou como desenhista em várias revistas. Durante quatro anos as histórias da bruxinha foram publicadas no suplemento infantil da Folha de São Paulo. Em toda a sua carreira publicou mais de 50 livros e muitos já ganharam o mundo. Em 2002 ela foi convidada a ilustrar a reedição de alguns livros infantis escritos por Érico Veríssimo, entre os quais “O Urso com música na barriga” e “As aventuras do avião vermelho”

No vídeo abaixo a autora fala sobre o seu processo de criação e o seu trabalho:

http://www.bibliotecaevafurnari.com.br/trabalho.php

logo_BIBPAAssocie-se já à única biblioteca infanto-juvenil brasileira com sede, fora do Brasil. A BIBPA está a sua espera, com o livro “A Bruxinha Atrapalhada”. Você recebe livros em sua casa, em todo os EUA.

 

10520087_10205119346253278_826309639437374543_nCristina ama literatura infantojuvenil e por isso, faz as aventuras, descobertas e fantasias chegarem até você através de dicas e reviews de livros. Cristina é diretora da Biblioteca Infanto-juvenil Patricia Almeida, um departamento da Brasil em Mente.

 

© Nosso conteúdo é protegido por direitos autorais. Compartilhe com o link, citando: Plataforma Brasileirinhos, Brasil em Mente.

Anúncios

2 comentários em “Lendo: a bruxinha atrapalhada

  1. Foi através dos seus livros, que hoje sou uma apaixonada pela leitura, coisa rara nos dias atuais.
    Eterna nostalgia!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s