Nova publicação: Ciranda Cirandinhas Vamos Todos Ler e Escrever

Editorial
Por Felicia Jennings-Winterle
Plataforma Brasileirinhos, Editora

Ciranda Cirandinhas Vamos Todos Ler Escrever é uma coleção de materiais voltados à alfabetização e o letramento de brasileirinhos, publicação da Editora Brasil em Mente e de autoria de Felicia Jennings-Winterle. É composta por 3 volumes: pré-alfabetização, volume 1 e volume 2, além de materiais de apoio que auxiliarão pais e professores no processo de alfabetização e letramento de seus brasileirinhos – filhos ou netos de brasileiros que nasceram e/ou moram fora do Brasil, para os quais o português é língua de herança.

A ideia do método é possibilitar transferências positivas com os métodos de alfabetização das línguas de onde as crianças moram e, ao mesmo tempo, promover uma aprendizagem natural e apoiada no desenvolvimento da psicomotricidade da criança como um todo e no desenvolvimento da fala. Você vai notar, por exemplo, como as famílias de letras são apresentadas mais ou menos como surgem no desenvolvimento da fala de crianças.

Pronuncie as famílias na sequência do índice e perceba como se apresentam de forma natural.
Pronuncie as famílias na sequência do índice e perceba como se apresentam de forma natural.

O livro foi construído de forma leve e livre de muitos estímulos visuais que poderiam, se colocados de forma exagerada, distrair ou/e estimular as crianças demais. Escolhemos imagens, ao invés de desenhos, para reforçar a realidade desse processo e assim ajudar a criança a trazer esse universo todo para seu mundinho diário.

páginas 64/65

Ciranda Cirandinhas Vamos Todos Ler e Escrever Volume 1 traz além dos exercícios que estimulam a leitura e a escrita, jogos, histórias inéditas e muita música. Você sabe que a música e a brincadeira são o centro da filosofia educacional da Brasil em Mente, não é?

CCVTLE_jogo

Ao longo dessa coleção você, pai ou professor, vai adquirir ferramentas para implementar o que a criança mais gosta (brincadeiras e música) de forma eficiente. Você vai ler muito mais sobre o assunto por aqui, mas podemos adiantar que o objetivo de unir leitura, música e o lúdico é proporcionar um desenvolvimento mais completo e no qual o português, não qualquer língua, o português, facilitará a alfabetização de outras línguas.

Você pode comprar este livro, aqui.
Será um grande prazer assessorá-lo no uso e implementação desse livro. Entre em contato com a autora pelo ciranda@brasilemmente.org

 

Screen Shot 2015-10-20 at 8.49.02 PMFelicia é educadora e pesquisadora sobre o português como língua de herança. Fundadora da Brasil em Mente, é editora da Plataforma Brasileirinhos.

 

© Nosso conteúdo é protegido por direitos autorais. Compartilhe somente com o link, citando: Plataforma Brasileirinhos, Brasil em Mente.

3 comentários em “Nova publicação: Ciranda Cirandinhas Vamos Todos Ler e Escrever

  1. Estamos muito felizes de ter encontrado esse material didático para o ensino do PoLH. Nós do Brasileirinho, aqui na nova Zelândia, acreditamos e seguimos a mesma filosofia de ensino: musicas e brincadeiras para passar a língua e cultura. Parabéns pelo trabalho de vocês!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s