Pelo Mundo – Elo Europeu

Por Andréa Menescal
Coluna Pelo Mundo

european_union_640Em meu primeiro artigo no comando da coluna Pelo Mundo, gostaria de apresentar a vocês o ELO EUROPEU DE EDUCADORES DE PORTUGUÊS COMO LINGUA DE HERANCA.

Talvez muitos de vocês já o conheçam e já façam parte do grupo no Facebook mas gostaria de lhes relatar como tudo começou. Tem sido um trabalho conjunto de muita intensidade, harmonia e entusiasmo que faz com que as distâncias entre nossos países não existam e que nossas diferenças sejam um enriquecimento ao invés de um impecilho.

Com esse pensamento, gostaria de começar essa coluna e de convidá-los a contruí-la comigo: a fazerem comentários, a exercerem a crítica construtiva, a falarem de vivências e e visão de futuro e a exprimirem seus sonhos. Assim, também, gostaria de estimulá-los a partilhar suas decepções, seus fracassos e suas dificuldades para que possamos crescer juntos em busca de alternativas.

O ELO EUROPEU surgiu depois de um dia de trabalho e intensas conversas no I Simpósio Europeu sobre o Ensino de Português como Língua de Herança, realizado em Londres em outubro de 2013 , como a Juliana Azevedo Gomes havia mencionado em seu artigo neste blog. A sugestão do nome foi da Suelen Ferrari, em alusão ao “Elo Cultural” de Oslo. O sentimento de todos nós era de que unidos poderíamos fazer muito mais e melhor se conhecessemos o que estava acontecendo com e para o ensino de PLH em cada país europeu.

Os desafios e as dificuldades desse ensino são muito mais variados numa área geográfica com tanta variedade linguística e cultural como a Europa onde cada país, e até cada provincial, tem uma outra percepção de multiculturalidade e educação bilíngue. Os questionamentos e anseios são, contudo, muito semelhantes. Existe a mesma necessidade de diálogo, de troca e de aprendizado constante que nos ajude a lidar com as diferentes realidades dos países europeus no que diz respeito ao ensino de PLH. Como conseguir o reconhecimento de professores com formação no Brasil, que condições de apoio financeiro existem por parte do governo dos países onde estamos, qual é a percepção da importância do bilinguismo em cada país; esses são alguns desses questionamentos.

Concretamente o ELO EUROPEU objetiva:

– Co-organizar cursos de formação para educadores de PLH na Europa, incluindo conteúdo local, ou seja, uma adequação do curso oferecido ao contexto e à realidade do ensino de PLH já existente;
– Participar de cursos de capacitação e elaboração de material de ensino de PLH;
– Fomentar o intercâmbio de metodologias e práticas entre o ensino de PLH e o de PLE.

Com exclusão da Suelem Ferrari (Inglaterra), o ELO EUROPEU tem sido coordenado pela equipe fundadora: Adenilson Pereira (Raiz Mirim, Bruxelas), Juliana Azevedo Gomes (APBC, Barcelona), Maria José Maciel (Elo Cultural, Oslo) e Andréa Menescal Heath (Mala de Leitura de Munique e Estrelinha, Munique). Questionados porque eles fazem parte do ELO EUROPEU, recebi as seguintes respostas:

Para você, o que motivou a criação do ELO EUROPEU ?
ADENILSON – A necessidade da existência de um ”elo” que busque proporcionar intercâmbio de idéias e boas práticas entre formadores, educadores e professores, bem como de associações e iniciativas diversas que desenvolvem projetos de promoção e do ensino do PLH.

E para você, Juliana, como você vivenciou essa busca de um “elo”?
JULIANA – Como professora sempre tive claro que teoria e prática caminham juntas. E que a prática questionada e compartilhada é mais rica. Por isso, quando pensamos na criação do ELO EUROPEU, senti que era a oportunidade de preencher essa lacuna que temos, por exemplo, aqui em Barcelona, já que somos somente três professores e, muitas vezes, sentimos a necessidade de interagir com outros profissionais da área.

Como vocês veem o ELO EUROPEU trabalhando?
ADENILSON – Incentivando e promovendo atividades de formação e de informação a partir das necessidades apresentadas pelos seus membros.

JULIANA – Sendo muito mais que um canal de comunicação. Vejo o ELO EUROPEU proporcionando a divulgação, o intercâmbio mas também a preparação de informação relacionada à formação, aos recursos didáticos, às estratégias metodológicas e tudo mais que possa facilitar e contribuir para o trabalho dos educadores de PLH.

O que é o ELO EUROPEU para você?
ADENILSON – É uma série de enlaçados, emaranhados de formadores, educadores e professores que partilham e contribuem entre si saberes e experiências, buscando um brilho uniforme e único segundo a realidade de cada país, de cada projeto, de cada ser. São estrelas que dançam no universo celeste europeu, propiciando um brilho sereno, particular mas em conjunto, para um único lumiar na uniformidade estrelar.

Que desafios você apontaria para o ELO EUROPEU?
JULIANA – O fato de estarmos todos em países diferentes pode nos dificultar o trabalho mas, por outro lado, vejo que também pode ser um fator enriquecedor, já que, mesmo em contextos diferentes de trabalho, tenhamos todas e todos o mesmo objetivo: ensinar o português como língua de herança e transmitir a cultura brasileira aos pequenos brasileiros que vivem na Europa.

Como você vê a função do ELO EUROPEU no que diz respeito ao envolvimento dos pais?
MARIA JOSÉ – O ELO EUROPEU é uma iniciativa que visa contribuir para a formação pedagógica de seus educadores-membros, assim como prepará-los para melhor divulgar a importância que o português tem como língua de herança. É um papel que eles, como educadores, assumem: o de sensibilizar os pais do valor de transmitir aos seus filhos sua língua e sua cultura da forma mais ampla e completa possível, munindo seus filhos das ferramentas necessárias para que sejam cidadãos bilíngues plenos no futuro.

Nesse sentido, o que merece especial atenção tanto de pais como e de educadores?
MARIA JOSÉ – O incentivo à escrita do português pelas crianças e jovens, seja ela de forma organizada e/ou natural e descontraída no seio do lar, para que eles possam fazer uso da língua em todos os aspectos de suas vidas pessoais e profissionais.

Atualmente, o grupo do ELO EUROPEU no Facebook possue 121 membros (15/02/2014) e, em breve, realizaremos um levantamento para saber quem está aonde e estimular o encontro entre os educadores. Planejamos realizar um workshop de formação de professores de PLH no segundo semestre de 2014 e promover duas oficinas. A primeira delas – “Oficinas e Partilhas” – acontecerá em Bruxelas/Bélgica nos dias 28 e 29 de março de 2014, sob a organização e realização da Raiz Mirim (www.raizmirim.org), em parceria com a Associação ABRIR (Inglaterra) e com o apoio do Consulado-Geral do Brasil em Bruxelas. Na prática serão três oficinas de formação para professores, formadores e educadores e uma oficina sobre o bilinguismo para pais de crianças que convivem com mais de uma língua (também aberta à participação dos profissionais de ensino). Gostaria de fazer parte do ELO EUROPEU?
Adicione-o no seu Facebook: http://www.facebook/groups/eloeuropeudeeducadoresdepolh

Foto AndreaAndréa Menescal Heath – criadora do projeto Mala de Leitura de Munique (existente desde 2012), com o qual desenvolve diferentes atividades e eventos de leitura infanto-juvenil e empréstimo de livros infantis em português em Munique/Alemanha; membro ativa da Associacao de Pais “Kinderhaus Estrelinha e.V.” desde 2008 e mãe de três filhos. Formada em Relações Internacionais, viveu três anos em Florenca/Itália e vive desde 2006 em Munique/Alemanha. É co-fundadora do grupo “Mães Brasileiras de Munique” e atual membro do Conselho de Cidadãos Brasileiros da Baviera e de Baden-Württember (CCBBW) e representante deste junto ao Conselho de Representantes Brasileiros no Exterior (CRBE).

6 comentários em “Pelo Mundo – Elo Europeu

  1. Fique muito feliz em saber sobre tal iniciativa, pois estava mesmo à procura de parceiros para discussao sobre nosso trabalho aqui em Berlim!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s