Lendo Eu quero! Eu quero!

Por Cristina Marrero
Coluna Lendo

eu quero!Os livros sempre tem algo a nos dizer, nas linhas, nas entrelinhas, nas ilustrações. Os livros infantis podem ser lúdicos e ainda servir como gancho para conversar com as crianças sobre fatos, comportamentos e sentimentos
Assim é o livro “Eu quero! Eu quero!”, escrito por Shirley Souza e ilustrado por Cecília Esteves. Ele faz parte da Coleção Sinto tudo isso e mais um pouco, composta por 20 títulos, onde a autora aborda diversos assuntos como amizade, tristeza e medo.

Escrever e desenhar faziam parte do sonho de Shirley desde pequena. Cursou a Faculdade de Publicidade e Propaganda, deu aulas e participou de vários projetos educativos junto a algumas editoras. Em 2005 o “escrever e desenhar” lá da infância foram ganhando forma de livros infanto-juvenis. Já publicou 38 e em 2008 ganhou o Prêmio Jabuti com o livro “Caminho das Pedras”. No mesmo ano, a escritora recebeu o Prêmio “Jóvenes del Mercosur” pelo livro “Rutina (nada normal) de una adolescente en crisis”.

O livro “Eu quero! Eu quero!” aborda um tipo de comportamento que, em maior ou menor escala, a maioria dos pais já teve que lidar. Júlia é uma menina que quando quer alguma coisa não se contenta com um simples não. Birra e gritaria são a sua estratégia para conseguir o que quer. Até que um dia ela vê na rua uma criança que não quase nada e Júlia percebe a sua realidade não é a mesma de outras crianças e algo muda nesta menina.

Com uma linguagem simples, o livro toca num ponto bem crucial nos dias de hoje, o “ter”, o “possuir” como fatores de felicidade e satisfação. Uma ilusão que começa cada vez mais cedo neste mundo tão consumista. Claro que é muito bom poder adquirir o que se gosta mas, é fundamental, principalmente quando temos crianças que necessitam de exemplos, que demos valor ao que realmente importa: uma conversa, um abraço, ler uma história, passar tempo junto.

Este livro é uma excelente oportunidade para discutir com as crianças sobre o tema, sobre o sentido das palavras ter, dividir, doar. Quem sabe propor uma atividade de organização de brinquedos? Que as crianças separem aqueles que ainda estão em bom estado mas deixados de lado e pensem em dar para alguém, que com certeza vai dar uma nova vida ao brinquedo.

logo_BIBPA Associe-se já à biblioteca infanto-juvenil brasileira Patricia Almeida. A BIBPA está a sua espera, com o livro “Eu quero! Eu quero!”. Você pode receber livros em sua casa também, em todo os EUA.

 

10520087_10205119346253278_826309639437374543_nCristina ama literatura infantojuvenil e por isso, faz as aventuras, descobertas e fantasias chegarem até você através de dicas e reviews de livros. Cristina é diretora da Biblioteca Infanto-juvenil Patricia Almeida, um departamento da Brasil em Mente.

 

© Nosso conteúdo é protegido por direitos autorais. Compartilhe com o link, citando: Plataforma Brasileirinhos, Brasil em Mente.

Anúncios

2 comentários em “Lendo Eu quero! Eu quero!

  1. Adoramos a dica e ja compramos o livro. Agora, estamos aguardando (e eh uma longa espera) a chegada do mesmo aqui em Vancouver. E uma pena que os vizinhos canadenses nao podem usufruir dos servicos da biblioteca de voces. Mas nao faz mal, continuem publicando que nos aqui acompanhamos todos os artigos atentamente. Abracos e muito obrigada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s