Do sonho à necessidade

Mariana R. Silva-Buck
Perfil e Opinião

Quando vim morar nos EUA em 2005, não tinha muita preocupação com a língua portuguesa. Nasci e cresci no Rio de Janeiro, toda a minha família estava no Brasil e eu sabia que falaria português para o resto da vida. Eu estava empolgada para aperfeiçoar o meu inglês.

Depois de um tempo, me casei com um americano que não falava português e quando nós falávamos em ter filhos, a língua era a minha maior preocupação. Como eu ia fazer para manter o português em casa? Em 2011 essa preocupação se tornou ainda maior quando minha filha nasceu. Comecei a pensar em maneiras de criar conteúdo em português não só pra minha filha mas para todas as crianças que tem o português como língua de herança.

Como só falo inglês com meu marido, de vez em quando acabo me pegando falando em inglês com a minha filha também, o que torna a aprendizagem e a manutenção do português ainda mais difícil.

Mesmo assim, nunca vou abrir mão da Sofia falar, entender e escrever em português. Isso para mim não é uma questão de escolha, e sim de necessidade.

O mais importante pra mim é que minha filha possa se comunicar sem problemas com nossa família no Brasil. A única barreira que vai nos separar da nossa família brasileira é a distância e não o idioma – prometi isso a mim e à minha filha.

Uma maneira bem eficiente de manter o idioma em casa é através da música, dos livros e DVDs brasileiros. Mas  isso acaba não sendo suficiente, especialmente para as crianças mais velhas. Após um tempo pesquisando, descobri que uma das razões pela qual as crianças perdem o interesse no idioma de herança é que o conteúdo nāo reflete a realidade e cultura deles. Eles nāo se identificam com as histórias. Isso me incomodou e resolvi tomar uma atitude. Decidi que era hora de acreditar no meu sonho.

Um dos meus maiores sonhos sempre foi escrever um livro, então juntei o sonho, a força de vontade e o desejo de ajudar outros brasileirinhos como minha filha e assim, surgiu “As Aventuras de Zandor”.

as aventuras de zandorEu tive a oportunidade de lançá-lo na Bienal do Rio de Janeiro, na Bienal de Pernambuco e na Comic Con em Rhode Island.

O livro conta a história do Zandor, um cachorrinho que descobre o poder da imaginação para superar seu medo de tentar algo novo e acaba vivendo a aventura de seus sonhos. As Aventuras de Zandor foi publicado nos dois idiomas (português e inglês). A versão em inglês está disponível como e-book e em capa dura, já a versão em português está disponível somente em capa dura. O livro pode ser comprado pelo Amazon, Barnes and Nobles, livrarias Saraiva e também pelo meu blog.

Esse foi o jeito que eu encontrei para tentar manter o nosso idioma relevante as crianças que moram fora do Brasil, criando histórias que eles possam curtir e se identificar.

Mariana R. Silva-Buck
http://www.facebook.com/marianasbuck
A página do livro no facebook é
http://www.facebook.com/zandor.thegreatdog

Um comentário em “Do sonho à necessidade

Deixe uma resposta

