16 de maio – Dia do português como língua de herança

Editorial
Por Felicia Jennings-Winterle
Plataforma Brasileirinhos, Editora

É com muita honra que anunciamos uma iniciativa coletiva que reúne a Brasil em Mente e diversos promotores do português como língua de herança ao redor do mundo. No dia 16 de maio estaremos comemorando pela primeira vez o Dia do Português como Língua de Herança.

O objetivo da criação de um dia especial para a comemoração do português como língua de herança (PLH) é celebrar essa especialidade do ensino/promoção da língua portuguesa e as iniciativas tão diversas que se propõem a disseminar esse legado linguístico-cultural.

São muitos os desafios e os esforços na luta pela promoção e desenvolvimento do PLH. Como uma língua minoritária, sua manutenção depende de esforços complexos sustentados pelo desejo familiar, pelo apoio da comunidade e instâncias governamentais e, sobretudo, pela profissionalização de educadores.

O conceito Língua de Herança é fruto da estreita relação entre língua, identidade e cultura, uma vez que a herança que está sendo passada de uma geração à outra não corresponde apenas a habilidades linguísticas, mas também à cultura, aos costumes do país de origem do(s) pai(s) e aos valores familiares.

O Português é língua oficial em 9 países que formam a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. A geografia linguística e a geografia política, porém, não são coincidentes e a diferença entre esses sistemas representa as dinâmicas sociais típicas do século XXI.Como forma de destacar o fato de que o falantes da língua portuguesa estão espalhados pelos 5 continentes do mundo, sendo portanto 5 os continentes em que o Português como Língua de Herança tem potencial de se desenvolver, elegemos maio (mês 5) como representativo das atividades que envolvem a língua portuguesa, celebrando em 16 de maio o Dia do Português como Língua de Herança.

Estamos constantemente em busca de parceiros que queiram mostrar seu apoio a este evento de tanta importância na comunidade. Se você quiser ser um deles, entre em contato conosco. Eventos serão marcados ao redor do mundo para celebrar esta data, através das iniciativas que promovem a língua portuguesa.

Se você quiser participar, propôr uma atividade de comemoração ou saber mais, entre em contato conosco pelo info@brasilemmente.org.


VEJA O QUE JÁ ESTÁ MARCADO PELO MUNDO AFORA, AQUI
.

 

Screen Shot 2015-10-20 at 8.49.02 PMFelicia é educadora e pesquisadora sobre o português como língua de herança. Fundadora da Brasil em Mente, é editora da Plataforma Brasileirinhos.
© Nosso conteúdo é protegido por direitos autorais. Compartilhe somente com o link, citando: Plataforma Brasileirinhos, Brasil em Mente.

Anúncios

13 comentários em “16 de maio – Dia do português como língua de herança

  1. Divulgando por todos os cantos do mundo!!

    É muito importante organizarmos as mais diferentes atividades para comemorar esse dia e reforçar a relevância que o português tem no mundo de hoje e terá cada vez mais. Nossos jovens e crianças nascidos e crescidos no exterior só tem a lucrar!

    Força ao português como língua de herança!

    Participe! Divulgue! Promova uma atividade!

  2. S audações, Patricia!Quero participar.
    Podem responder-me como exatamente, para clevaneplopes@gmail.com. e enviar release para divulgação plena?
    Bela iniciativa, estou divulgando pelo Facebook.
    Sou psicóloga, poeta escritora , de prosa, poesia e Lit.Infantil.e acadêmica, Poeta Honoris causa pelo Clube Brasileiro de Língua Portuguesa.Acadêmica da Academia f eminina Mineira de Letras(cad.05-Cecília Meireles) , da ALACIB e oiutras.
    Em 2010, fui homenageada no I Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, “pela contribuição á Língua Portuguesa.Quero ajudar.
    Tomei conhecimentode “Brasileirinhos” pela escritora Alexandra Magalhaes zeiner, brasielria ue mora na a lemanha (“Adote Um Autor”).
    Cordialmente:ClevanePessoa
    Belo Horizonte-MG-Brasil

  3. Boa noite Andrea, gostariamos de participar, em breve enviaremos um resumo da nossa iniciativa nesse dia 16 /05. aqui em Florença. Poderia explicar melhor como participar? enviaremos o Logo da Associaçào jnto com o resumo. Ana Luiza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s