Como colocar a boca no trombone

Por Andreia Moroni
Coluna Educação Bilíngue

Eu reclamo. Você reclama. Nós reclamamos. Eles reclamam. Todo mundo reclama, o tempo todo, de problemas às vezes mais nossos, às vezes mais de todos.

Quando o problema é mais desses de todo mundo e esbarra em queixas nacionais – a inflação, os impostos, a saúde, a educação – invariavelmente a culpa vai ser do governo, dessa entidade distante, à qual não temos acesso, regida por esses senhores e senhoras que, no nosso imaginário, ganham muito dinheiro, trabalham pouco e pouco fazem para solucionar esse tanto de problemas nossos, dos cidadãos.

Muita gente imagina que faria diferente se tivesse oportunidade. Você já parou para pensar no que faria se você fosse político? Se pudesse fazer com que suas propostas chegassem aos Ministérios, fossem ouvidas, discutidas? Não? Se você é brasileiro e mora no exterior, acho que essa hora chegou.

Mas como assim, se quem mora fora do Brasil só vota em eleição presidencial e nem é obrigado?

Recentemente, o Ministério de Relações Exteriores passou a incentivar a criação de Conselhos de Cidadania ou de Cidadãos brasileiros nas diferentes jurisdições consulares, para que haja maior interlocução entre o governo brasileiro e as comunidades brasileiras do mundo. Os conselhos ajudam a mapear as necessidades locais, a criar propostas, discuti-las (com outros Conselhos do mundo e com o governo, através das Conferências Brasileiros no Mundo) e implementá-las.

No caso do português como língua de herança, alguns passinhos já foram dados. Exige tempo, dá trabalho, mas parece ser possível. Tenho até um caso, o de Barcelona, para contar a vocês – a coluna de hoje é interativa: vejam no Prezi abaixo.

http://prezi.com/bxecrjrutinh/do-local-ao-global-o-impacto-de-politicas-linguisticas-fami/

Quer saber mais sobre o que você pode fazer pelos brasileiros no mundo e o que o MRE tem feito por você? Veja aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s