Lendo O Peixe e a Onda

Por Cristina Marrero
Coluna Lendo

o peixe e a ondaO Peixe e a Onda é a linda história de um peixinho prateado que fica preso numa poça d’água entre as pedras da praia. Na sua luta para voltar ao mar, ele conta com a ajuda de uma garotinha que não mede esforços para salvá-lo.

O livro é narrado em primeira pessoa e, particularmente, acredito que este tipo de narração tem o poder de aproximar o leitor. Num livro infantil o efeito é maravilhoso, o caminho entre o livro e o leitor fica mais curto, mais direto. Neste livro, em especial, não se trata apenas de um recurso literário, é a experiência da própria autora contando um fato vivido por ela quando criança numa praia do Espírito Santo.

A história é contada por uma menininha que está curtindo um dia na praia quando encontra um peixinho que não consegue voltar para o mar. Aflita, ela busca maneiras de ajudá-lo envolvendo a mãe e os irmãos nessa empreitada. Todos discutem o problema e apontam soluções, um trabalho em equipe que visa salvar o peixinho prateado.

A linguagem é simples e cheia de detalhes, como só as crianças conseguem narrar uma história. Vocês já perceberam como uma criança consegue enriquecer a narrativa acrescentando coisas que ela apreende do fato? Em geral, não é apenas o que está acontecendo ali na sua frente mas tudo o que envolve a história, as cores, os sons, os sentimentos, as percepções. O livro pode ser uma ótima oportunidade para as crianças discutirem experiências próprias, ou imaginar soluções diferentes das dos personagens do livro.

A autora, Branca Maria de Paula, nasceu na cidade de Aimorés, em Minas Gerais. É formada em Filosofia e em 1978 fez a sua estréia na Literatura com um livro de contos para adultos. Além de escritora é fotógrafa e roteirista. Participa ativamente de congressos, festivais e feiras de livros com o intuíto de promover a nossa cultura. As belas ilustrações do livro foram feitas por Simone Matias que adora mexer com tintas e pincéis, cores e texturas que embelezam os textos. Para conferir o trabalho desta artista acesse o site: http://www.ilustra.art.br

logo_BIBPA Associe-se já à biblioteca infanto-juvenil brasileira Patricia Almeida. A BIBPA está a sua espera, com o livro “O peixe e a onda”. Você pode receber livros em sua casa, em todo os EUA.

 

10520087_10205119346253278_826309639437374543_nCristina ama literatura infantojuvenil e por isso, faz as aventuras, descobertas e fantasias chegarem até você através de dicas e reviews de livros. Cristina é diretora da Biblioteca Infanto-juvenil Patricia Almeida, um departamento da Brasil em Mente.

 

© Nosso conteúdo é protegido por direitos autorais. Compartilhe com o link, citando: Plataforma Brasileirinhos, Brasil em Mente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s