Lendo Brincadeiras e Brincadeirinhas Musicais

Por Cristina Marrero
Coluna Lendo

Há alguns anos eu fui “apresentada” a estes músicos. Uma amiga muito querida presenteou minha filha, ainda bebê, com o CD Canções de Ninar, vencedor do Prêmio Sharp em 1994. Daí para a frente, as músicas deles sempre nos acompanharam, na hora de brincar, no carro e claro, na de dormir. As crianças cresceram e as músicas da dupla Palavra Cantada ainda povoam nossa memória e ainda as cantarolamos. Pindorama, O Rato, Criança não trabalha e tantos outros sucessos, com certeza foram para as minhas filhas um grande presente musical.

Em 2010, Sandra Peres e Paulo Tatit se aventuraram no mundo dos livros. Lendo Palavra Cantada? Isso mesmo! Quem já gostava do trabalho musical também pode se deliciar com os livros, Brincadeiras Musicais e Brincadeirinhas Musicais, para onde eles transportaram o universo musical. Lançado pela Editora Melhoramentos, o pacote completo é composto por 5 volumes pensados por faixa etária, mas esse é apenas um detalhe, já que as músicas e as brincadeiras não estão presas à idade. A partir de uma canção da Palavra Cantada, se abre uma brincadeira.

Com a participação dos experientes educadores musicais Berenice de Almeida e Gabriel Levy, os autores criaram um novo personagem – o professor Beleléu – ele tem a função de apresentar os conteúdos e conceitos musicais, a partir de cada canção e numa linguagem bem acessível. O professor Beleléu fala dos instrumentos musicais, origens, materiais e ainda sobre a construção dos mesmos. Também apresenta de maneira leve conceitos como ritmo, melodia, timbres, pulso, grave e agudo, compasso, forma e notação musical. Ele mostra diferentes ritmos musicais, como o ijexá, o baião, o maracatu, o batuque de umbigada, o coco, entre outros.

brincadeiras musicais

A Coleção serve para estimular a prática do canto e a descoberta dos sons dos objetos e do corpo. Sem perceber, as crianças entram nesse mundo maravilho que é a música. Além do mais, os livros são enriquecidos pelas referências culturais que as canções, os instrumentos e os ritmos trazem consigo.

Cada livro é como um brinquedo que pode ser explorado de várias maneiras, reproduzindo as brincadeiras, criando novas, lendo as músicas como poemas. Para quem não conhece o trabalho da dupla é uma boa maneira de ser apresentado, para quem já é fã e acompanha a carreira deles é mais uma maneira de aproveitar e curtir música de qualidade, lúdica e poética.

Conheça também um pouquinho dos DVDs, que fazem parte da coleção. Assista, aqui.

logo_BIBPA Associe-se já à biblioteca infanto-juvenil brasileira Patricia Almeida. A BIBPA está a sua espera, com os livros “Brincadeiras Musicais” e “Brincadeirinhas Musicais”. Você pode receber livros em sua casa, em todo os EUA.

 

10520087_10205119346253278_826309639437374543_nCristina ama literatura infantojuvenil e por isso, faz as aventuras, descobertas e fantasias chegarem até você através de dicas e reviews de livros. Cristina é diretora da Biblioteca Infanto-juvenil Patricia Almeida, um departamento da Brasil em Mente.

 

© Nosso conteúdo é protegido por direitos autorais. Compartilhe com o link, citando: Plataforma Brasileirinhos, Brasil em Mente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s