Lendo Desenrolando a Língua

Por Cristina Marrero
Coluna Lendo

Screen Shot 2014-05-08 at 2.24.35 PMA Lu é uma menina curiosa que adora ler e escrever histórias, paixões que ela herdou de seus pais. Ela ama livros e se deleita a cada página com as descobertas. Mas a Lu não é único personagem deste livro encantador, a linguagem, a língua, a comunicação nos são apresentadas de uma maneira lúdica, informativa e prazerosa. Desenrolando a língua é uma oportunidade maravilhosa para aprender sobre a história da língua portuguesa falada no Brasil.

 

O livro foi escrito por Anna Ly e ilustrado, de maneira belíssima, por Diogo Droschi. Ambos são mineiro. Anna tem um curriculum bem diversificado, além de escritora desenvolveu atividades no teatro, na dança e na música. Cantora, compositora e educadora ela tem um trabalho enriquecedor com o público infantil. O Diogo é formado em Design Gráfico e além de ilustrar livros, trabalha com publicidade.

Nas 33 páginas do livro há muitas informações sobre a maneira de como a língua que hoje falamos no Brasil foi sendo “construída” e como vai se transformando, porque uma língua nunca está totalmente acabada, pronta, pegando um elemento daqui, outro de lá ela vai mudando, se adaptando. O tupi-guarani, as línguas africanas, o português de Portugal e mais atrás, na história, o latim e o grego cada um, no seu tempo, deixaram as marcas, os traços na nossa língua. A maneira como essas informações estão organizadas vão envolvendo o leitor e assim a cada página ele aprende um pouco mais de maneira divertida. Cada tema abordado é acompanhado de uma música, o que enriquece ainda mais o livro. Ao todo são 13 músicas cantadas em português, francês, espanhol, italiano, grego, latim e inglês

Aos poucos o leitor vai percebendo o quanto de cada língua há na nossa fala, nos nomes das cidades, nas frutas, nas brincadeiras, nos objetos. Mas a autora não se prende ao que veio lá de trás, ela também fala sobre o nosso cotidiano, internet, regionalismos, expresssões idiomáticas, neologismos, gírias. A segunda parte do livro é dedicada às diferentes linguagens: dos animais, das máquinas e outras que o homem utiliza para se comunicar como a LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) e o Braile, porque é importante saber que há muitas formas para se expressar, estabelecer contatos com o outro, não apenas usando a voz. Os gestos, os olhares, o toque também fazem parte da nossa comunicação.

Todos precisamos nos comunicar de alguma maneira. Não nascemos para estarmos sós, temos emoções que queremos expressar, experiências para compartilhar, informações para ensinar e aprender, idéias para inovar. Queremos estar conectados com o mundo, com as pessoas e para isso precisamos da linguagem e da língua. Particularmente acho que um dos pontos mais importantes neste livro é mostrar como tudo o que veio através do tempo e da história contribuiu e contribui para o nosso idioma. Que o português falado no Brasil, assim como a maioria das línguas, é resultado de heranças que foram sendo transmitidas pelos índios, colonizadores, imigrantes porque a língua não é um produto isolado, ela é feita de cultura, história, arte e vida em sociedade. Como mãe e profissional de Letras acredito que o livro trás uma contribuição importantíssima para o conhecimento e valorização da nossa língua.

Não deixe de conhecer este belíssimo livro. Você pode comprar o livro aqui, emprestá-lo da Biblioteca Infanto Juvenil Brasileira Patricia Almeida, ou vir ao show que a Anna Ly fará dia 16 de maio, em NY, em comemoração do Dia do Português como Língua de Herança. RSVP já. Vagas limitadas.

Anna Ly_flyer
logo_BIBPA Associe-se já à biblioteca infanto-juvenil brasileira Patricia Almeida. A BIBPA está a sua espera, com o livro “Desenrolando a língua”. Você pode receber livros em sua casa, em todo os EUA.

 

10520087_10205119346253278_826309639437374543_nCristina ama literatura infantojuvenil e por isso, faz as aventuras, descobertas e fantasias chegarem até você através de dicas e reviews de livros. Cristina é diretora da Biblioteca Infanto-juvenil Patricia Almeida, um departamento da Brasil em Mente.

 

© Nosso conteúdo é protegido por direitos autorais. Compartilhe com o link, citando: Plataforma Brasileirinhos, Brasil em Mente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s