Uma cidade de belos horizontes

Por Anna Giulia Soares de Carvalho
Correspondente brasileirinha da Série Brasil Animado

Continuando a nossa série Brasil Animado, chegamos à outra cidade-sede – Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Entrevistei Gisele Ferreira, uma amiga minha mineira que mora em Nova Yorque desde 2012.

Como é a temperatura em BH?
Gisele: BH é bem quente, mas no inverno até dá uma refrescada. A temperatura quase nunca fica abaixo de 15˚C. Lá a gente não precisa mais do que um casaco fino. As pessoas usam botas no inverno pra ficarem elegantes, mas não é necessário.

Quais atividades divertidas podemos fazer por lá?
Gisele: A praça da Liberdade é uma praça linda onde ficavam os prédios do governo de Minas Gerais. Recentemente o governo se mudou pra mais longe mas a praça continua lá. É super central, tem fontes lindas e as pessoas estão sempre por lá fazendo caminhada ou levando as crianças para brincar.

up_5662

O complexo da Lagoa da Pampulha é outro lugar imperdível. Tem vários prédios projetados por Oscar Niemeyer que são lindos e compõem o visual da lagoa que é bem grande e bonita também. Dentre os prédios do complexo, a Igreja de São Francisco de Assis e a Casa do Baile são os mais bonitos na minha opinião.

Igreja_s_o_Francisco_de_Assis_Belo_Horizonte1

Que restaurantes você recomenda que são exclusivos de BH?
Gisele: A comida mineira é bem variada e saborosa e então, indo à BH, todos precisam experimentar a culinária local. Tem o restaurante Xapuri que vai oferecer todas as guloseimas mineiras, incluindo o feijão tropeiro e tutu, os queijos brancos, os doces de frutas em calda, o pão de queijo e o doce de leite.

Doce-de-leite

Tem muitas lojas de brinquedos lá?
Gisele: As lojas de brinquedos que têm lá estão em shoppings e são basicamente as mesmas que temos pelo resto do país. Nada muito especial na cidade. Bom mesmo pra fazer compras é ir à feira hippie na Avenida Afonso Pena aos domingos de manhã. A feira tem coisas lindas com preço ótimo, mas tem que chegar cedo pois fica bem cheia perto do meio dia.

Você gosta de futebol?
Gisele: Eu não gosto, mas os mineiros em geral são apaixonados por futebol. Os dois grandes times do estado, Cruzeiro e Atlético Mineiro, têm torcidas enormes e quando os dois se encontram pra jogar no Mineirão, a cidade para pra ver e para pra festejar também.

Cruzeiro e Atlético

Você conhece o estádio onde acontecerão os jogos?
Gisele: Eu conheço o estádio mas antes da atual reforma que foi feita para a copa. Uma coisa que as pessoas da cidade estão reclamando é que a reforma do Mineirão acabou com uma área de lazer que existia ao redor. Quando não tinha jogo, as famílias iam pra lá no fim de semana pras crianças soltarem pipas e andarem de bicicleta. Agora eles fecharam essa área e ninguém pode entrar. Isso é uma pena pois BH não tem muito espaço público para que as pessoas possam aproveitar fora de casa.

Em frente ao Mineirão, tem o Mineirinho, que é um ginásio de esportes onde acontecem vários shows também. Ambos são bem bonitos.

0

As pessoas se preocupam com a segurança. BH é perigoso?
Gisele: BH está bem perigosa recentemente. As pessoas estão se preocupando muito e tomando muito cuidado. Não se pode sair de casa à noite e nem pensar em abrir vidros dos carros enquanto se locomove pela cidade. A violência lá está realmente preocupante.

Muito obrigada, Gisele pela sua participação e obrigada pela sua atenção. Fique atento na nossa programação. Na próxima falaremos sobre Brasília.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s