Por que ficamos arrepiados com o hino nacional?

Por Felicia Jennings-Winterle
Coluna LIP

Toda vez que toca o hino nacional, especialmente em grandes campeonatos como a Copa do Mundo, algumas pessoas se arrepiam; outras até choram. Eu e o Neymar somos suspeitos para falar. Mas por que isso acontece? Vamos lembrar um pouco das aulas de ciências para dar essa explicação.

selecao-hino

Arrepios são um fenômeno fisiológico involuntário (que acontece sem querer) herdado do processo de evolução. Quando estamos com frio, com medo ou emocionados, mini músculos que são anexados a cada cabelinho contraem e essa contração cria uma depressão ao redor do pêlo. Isso dá a impressão que os cabelinhos ficaram em pé. É uma resposta a uma situação de stress – de perigo, de nervoso ou de emoção. Mas no caso das emoções, arrepiar-se pode ser considerado como um clímax cutâneo. Esse fenômeno é ligado à estimulação do sistema nervoso simpático, que controla a reação de lutar ou fugir. Esse transbordar de emoções afeta o fluxo sanguíneo no cérebro e é associado com recompensa, motivação e excitação. Já que essa reação é um reflexo mental, não pode ser fingida.

goose-bumps-emotions-120803-676399-

Arrepiar-se é então possível através da secreção inconsciente do hormônio adrenalina. Nos humanos a adrenalina é produzida por duas glândulas que estão localizadas bem em cima dos rins, e causa a contração muscular que resulta em arrepio. Isso acontece quando estamos com frio, com medo ou emocionados. Causa também choro, mãos suadas, tremores, coração acelerado e aquele “frio na barriga” que dá antes de uma prova ou a caminho de um encontro com a pessoa amada.

Interessante também é o fato de estudos recentes revelarem como o arrepio pode demonstrar admiração não só por uma nação e o que ela representa pessoalmente para cada um de nós, mas também pela(s) pessoa(s) executando o hino. Quem não se emociona quando o playback do hino para de tocar e o estádio inteiro continua a cantar a capella? Quer dizer, você se arrepia se a música é bem tocada ou/e tem relações afetivas que despertam memórias, felizes ou tristes.

Screen Shot 2015-10-20 at 8.49.02 PMFelicia é educadora e pesquisadora sobre o português como língua de herança. Fundadora da Brasil em Mente, é editora da Plataforma Brasileirinhos.
© Nosso conteúdo é protegido por direitos autorais. Compartilhe somente com o link, citando: Plataforma Brasileirinhos, Brasil em Mente.

Anúncios

3 comentários em “Por que ficamos arrepiados com o hino nacional?

  1. Mês passado, fui ver o jogo do Brasil X USA com o meu marido. Ver todos aqueles brasileiros usando a blusa linda do Brasil, perceber que tinha mais brasileiros que americanos, foi incrível. Agora… escutar o hino brasileiro foi arrepiante.
    Durantes a copa, meu marido e eu ficávamos em pé na hora do hino, mesmo quando éramos só nós dois na frente da TV.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.