Lendo A menina e o vestido de sonhos

Por Cristina Marrero
Coluna Lendo

a-menina-e-o-vestido-de-sonhos_-capaUm gosto de amora comida com sol. A vida chamava-se “Agora”. Esta frase de Guilherme de Almeida é a chave que abre a porta do livro A Menina e o Vestido de Sonhos, de Alexandre Rampazo. Um livro cheio de delicadezas, cores e… sonhos. Em algum lugar muito distante (ou será dentro de cada um de nós?) existe uma menina que tem um vestido muito especial. Nele estão costurados os sonhos, não apenas os da menina mas também dos outros moradores da cidade. Sonhos que iam sendo trocados ou esquecidos, ela os costurava ali, na saia do vestido mágico.

O vestido parecia pronto mas a menina sonhou com algo especial para terminar a sua obra: botões de amora! Mas não existiam botões de amora na cidade… então a menina embarcou numa aventura atrás do seu sonho. E vou avisando, ela consegue os botões! Não acho que estou “estragando” o final da história ao contar isso porque o mais importante aqui não é “conseguir”, mas o “correr” atrás de algo que queremos muito. É para isso que sonhamos, não? Para seguir adiante.

Como muitos e muitos livros infantis, este não é indicado apenas para as crianças – todos podemos tirar proveito da história. Os sonhos são importantes em todas etapas da nossa vida. Soltar a imaginação, sonhar com voos cada vez mais altos, que nos levam a lugares diferentes e muitas vezes nem precisamos sair do lugar assim como os livros, que nos permitem viajar através das emoções, dos sentimentos, das palavras. Sonhar com um impossível cheio de possibilidades, com um imaginário real, com os pés no chão e a cabeça no céu.

Uma atividade interessante para fazer com as crianças após a leitura foi feita pelo próprio autor numa oficina em São Paulo. Consiste em entregar uma folha com a reprodução da personagem principal mas nesta, o vestido está totalmente vazio. As crianças são convidadas a desenhar os seus sonhos e dar forma à roupa. Elas também podem se expressar através de uma conversa.

Alexandre Rampazo não somente escreveu o livro como o ilustrou lindamente. Os desenhos são coloridos e cheios de detalhes, enriquecendo ainda mais a história. O livro foi publicado pela Editora Larousse Júnior em 2009. Desde 2007 o autor se dedica às ilustrações e à literatura infantil e a criançada agradece!

Screen Shot 2014-10-01 at 10.35.26 PME o que acontece quando o vestido fica pronto? Ah, a menina tem uma idéia genial mas essa eu não vou contar. Vou terminar o meu texto com a frase de outro escritor maravilhoso e que acho que calha bem com o livro. Afinal, se a vida é um incessante rasgar e remendar não são muitas vezes os sonhos que nos permitem costurar os pedacinhos na nossa colcha de vida?

 

 

logo_BIBPA Associe-se já à biblioteca infanto-juvenil brasileira Patricia Almeida. A BIBPA está a sua espera, com o livro “A menina e o vestido de sonhos”. Você pode receber livros em sua casa, em todo os EUA.

 

10520087_10205119346253278_826309639437374543_nCristina ama literatura infantojuvenil e por isso, faz as aventuras, descobertas e fantasias chegarem até você através de dicas e reviews de livros. Cristina é diretora da Biblioteca Infanto-juvenil Patricia Almeida, um departamento da Brasil em Mente.

 

© Nosso conteúdo é protegido por direitos autorais. Compartilhe com o link, citando: Plataforma Brasileirinhos, Brasil em Mente.

3 comentários em “Lendo A menina e o vestido de sonhos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s