Lendo O jogo da parlenda

Por Cristina Marrero
Coluna Lendo

Uni, duni, tê,
Salamê, minguê,
Um sorvete colorê,
O escolhido foi você!

o-jogo-da-parlenda-heloisa-prieto-12698-MLB20063258496_032014-FQuem nunca cantarolou o versinho acima? É quase certo afirmar que toda criança brasileira em algum tempo de sua infância brincou e cantou essa ou alguma outra parlenda. Mas o que é mesmo uma parlenda? São esses versos fáceis de aprender, seja por sua rima marcante, seu vocabulário infantil ou seu ritmo contagiante, ou melhor então, tudo isso junto e misturado. As parlendas fazem parte da cultura popular há décadas e são usadas nas brincadeiras, nas rodas e até mesmo quando é preciso escolher uma criança para alguma atividade.

Neste livro, Heloísa Prieto resgata as mais antigas e conhecidas e acrescenta outras de sua própria autoria. Esta talentosa escritora, nascida em São Paulo, tem um amplo trabalho junto ao público infantil com mais de 40 livros publicados. Na sua formação ela teve duas influências muito fortes, o seu pai, de origem espanhola e sempre rodeado de muitos livros e a sua mãe, baiana e mais conectada à tradição oral, a contar histórias em volta da fogueira. Heloisa soube tirar o máximo de proveito de suas fontes de inspiração.Prova disso é este livro, O Jogo da Parlenda, onde ela reúne tradição oral popular e a leitura propriamente dita.

Para completar a riqueza deste trabalho, as parlendas são ilustradas pelo competente Spacca. Este paulista cheio de criatividade tem no seu currículo trabalhos na área de Literatura Infantil, publicidade, quadrinhos e material didático. Os desenhos criados para este livro acompannham o espírito de brincadeira da parlenda.

E para terminar, a autora ainda dá dicas de como inventar uma parlenda, quer tentar?

logo_BIBPA Associe-se já à biblioteca infanto-juvenil brasileira Patricia Almeida. A BIBPA está a sua espera, com o livro “Jogo da parlenda” e muitos outros de Heloisa Prieto. Você pode receber livros em sua casa, em todo os EUA.

 

10520087_10205119346253278_826309639437374543_nCristina ama literatura infantojuvenil e por isso, faz as aventuras, descobertas e fantasias chegarem até você através de dicas e reviews de livros. Cristina é diretora da Biblioteca Infanto-juvenil Patricia Almeida, um departamento da Brasil em Mente.

 

© Nosso conteúdo é protegido por direitos autorais. Compartilhe com o link, citando: Plataforma Brasileirinhos, Brasil em Mente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s