Lendo Viagem às terras de Portugal

Por Cristina Marrero
Coluna Lendo

Viagem-Às-Terras-de-Portugal-300x275Em 2009 o escritor mineiro José Santos foi morar em Portugal para conhecer mais sobre a terra do seu avô. Ele visitou lugares, conheceu pessoas e aprendeu mais sobre a língua portuguesa. Dessa experiência nasceu este livro embalado pela poesia das cidades pelas quais ele passou e pelo ritmo de falar dos nossos amigos portugueses. Uma mesma língua e tantas variações!

Cada poesia nos apresenta alguma curiosidade ou particularidade sobre Portugal, pode ser uma cidade, uma comida, uma palavra, uma lenda. E assim, a cada página vamos nos deixando levar não só pela poesia mas também pela curiosidade, pela vontade de aprender um pouco mais. No livro há poesias mais longas como Bem que Camões avisou… e que segundo o autor nasceu depois dele ter lido um texto curioso sobre o poeta; trovas curtas e trava-línguas inusitados. Vamos tentar este chamado Maluquices?:

Que rimas malucas
fez o doutor Magalhães:
De Goães até Cervães,
de Pinhães até Ruivães,
de Cinfães a Guimarães,
os dias vêm, os dias vães

O livro é rico em vocabulário, apresenta palavras de pouco ou quase nenhum uso no Brasil e até mesmo palavras usadas em Portugal de uma maneira diferente à que estamos habituados. Essa riqueza pode incentivar algumas brincadeiras e descobertas, e o velho e bom dicionário torna-se um excelente aliado. A riqueza se extende até a geografia já que o autor “passeia” por bairros de Lisboa, cidades de Portugal e dá um pulinho até a Ilha da Madeira. Quer mais um pouco de beleza? As ilustrações feitas pelo português Afonso Cruz são repletas de cor e expressão. Aliás, o artista foi um dos presentes que o José Santos ganhou durante a nova experiência, Afonso viajou o Brasil de norte a sul mas foi em Portugal que o escritor e o ilustrador se conheceram e desse encontro nasceu este livro.

+ A BEM vende livros também. Conheça a nossa lojinha!!

Confesso que numa primeira leitura o livro me pareceu um pouco difícil se as crianças fizerem a leitura sozinhas, por isso acho interessante que a leitura seja feita junto com elas. Assim, fica mais fácil brincar com as palavras, mergulhar um pouco mais no conhecimento que se abre a cada página e deixar se envolver pela poesia. O adulto estará aí para guiar a leitura e torná-la mais agradável. Cada livro tem um efeito diferente em cada pessoa e o mesmo livro lido em diferentes momentos pode ter diferentes leituras feitas pelo mesmo leitor. Acredito que todos já passaram por uma experiência similar. É a magia do livro, a de poder oferecer leituras diferentes dependendo do humor, do espírito e do sentimento com o qual o leitor se entrega.

Para quem este livro é indicado? Para todos os que gostem de ler, de explorar , de aprender. Com relação à faixa etária eu preciso fazer outra confissão, quase nunca me deixo levar pela estabelecida no livro. É obvio que há indicativos que precisam ser respeitados como livros para bebês ou adolescentes mas de uma maneira geral acredito que depende do que o leitor está buscando ou do que ele gosta mais. Muitas vezes, eu adulta, quero me deliciar com a magia que só os livros infantis possuem. O escritor inglês Phillip Pullman disse que alguns assuntos são muitos grandes para caber na ficção adulta, eles só podem ser tratados adequadamente nos livros infantis. Acho que em certos pontos compartilho dessa idéia ou talvez, eu leio os livros infantis para alimentar a criança que ainda está em mim. Não importa, o que realmente vale é não subestimar as crianças e limitar a leitura baseado em rótulos. Como pais e educadores devemos abrir o leque e permitir que eles escolham.

logo_BIBPA Associe-se já à biblioteca infanto-juvenil brasileira Patricia Almeida. A BIBPA está a sua espera, com o livro “Viagem às terras de Portugal” e muitos outros da editora Peirópolis. Você pode receber livros em sua casa, em todo os EUA.

 

10520087_10205119346253278_826309639437374543_nCristina ama literatura infantojuvenil e por isso, faz as aventuras, descobertas e fantasias chegarem até você através de dicas e reviews de livros. Cristina é diretora da Biblioteca Infanto-juvenil Patricia Almeida, um departamento da Brasil em Mente.

 

© Nosso conteúdo é protegido por direitos autorais. Compartilhe com o link, citando: Plataforma Brasileirinhos, Brasil em Mente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s