Lendo a coleção Família

Por Cristina Marrero
Coluna Lendo

Vamos falar sobre família?
Cada um tem a sua – grande, pequena, biológica, ou não, perto ou distante. Pertencemos a um determinado grupo, temos coisas em comum, partilhamos momentos juntos. Nos aproximam os laços mas o que nos mantém são as relações que construímos dentro desse grupo. Famílias são diferentes uma das outras, não há uma única definição porque o amor não pode ser limitado a convencões sociais.

O conceito de família tem estado em debates nos últimos tempos e, ao meu ver, em muitos casos tem-se ignorado a essência da família. A família existe nos mais variados contextos e formatos. Não há apenas aquela idéia tradicional de pai, mãe e filho, mas de pessoas unidas, incentivando, respeitando e amando. Por isso, para mim o mais importante não é o tipo de pessoa, gênero ou número que compõe uma família mas o núcleo de seres humanos que estão conectados entre si, sem preconceito e com muito amor.

Agora vamos conversar sobre livros que falam de família?
Screen Shot 2015-10-14 at 6.35.29 PMEsta coleção do Guto Lins é formada por 11 livros, cada um fala sobre um integrante da família. Porque se é verdade que cada família é diferente também é verdade que cada membro desse grupo é diferente. Tem avó que é velhinha e tem outras bem moderninhas. Tem pai que adora bagunça, tem pai sério e com voz de trovão. Tem primo que mora perto e é quase irmão, tem prima que é a melhor amiga e tem irmã que adora brincar de bonecas mesmo que ela seja muito mais velha. Tem avô, tem sogra e tem também a mãe que pode ser muitas mães em uma só.

+ A BEM vende livros também. Conheça a nossa lojinha!!

A idéia aqui é brincar com as diferenças, identificar através do livro como são os integrantes da sua família. Você pode usar o livro como ponto de partida para conhecer um pouco mais sobre cada um que faz parte da sua família – os gostos, a personalidade, o aniversário, as atividades favoritas e o que não gostam também. Quem sabe até montar uma árvore genealógica com as crianças? Com fotos ou desenhos criados por elas?

As descobertas podem ser divertidas e prazerosas entre os pequenos e também entre os mais crescidos. Ainda lembro o espanto da minha filha quando aos 2 anos descobriu que meu nome não era mamãe. E ainda achou engraçado que a avó dela era a minha mãe, duas coisas numa só, como é que pode?

+ Aproveite para ler a série Família, Comunidade e Bilinguismo que destaca o papel da mãe, do pai e dos avós na transmissão da língua de herança.

Os desenhos tem um traço simples e colorido e são autoria do próprio Guto Lins, que é designer e tem se aventurado com sucesso no mundo dos livros infanto-juvenis. Os textos são leves e fluem com ritmo natural e as crianças ainda podem ser incentivadas a acrescentar mais definições para completar a descrição das pessoas que as rodeiam.

A orelha do livro é assinada pelo Ziraldo que descreve as habilidades do escritor, seu talento para desenhar e também para escrever. Uma curiosidade familiar – o Guto é casado com a Adriana que é sobrinha do Ziraldo. Gente famosa na família! Viu só? Cada família é diferente e única. Boa leitura!

logo_BIBPA Associe-se já à biblioteca infanto-juvenil brasileira Patricia Almeida. A BIBPA está a sua espera, com parte da coleção Família e muitos outros da editora Globo. Você pode receber livros em sua casa, em todo os EUA.

 

10520087_10205119346253278_826309639437374543_nCristina ama literatura infantojuvenil e por isso, faz as aventuras, descobertas e fantasias chegarem até você através de dicas e reviews de livros. Cristina é diretora da Biblioteca Infanto-juvenil Patricia Almeida, um departamento da Brasil em Mente.

 

© Nosso conteúdo é protegido por direitos autorais. Compartilhe com o link, citando: Plataforma Brasileirinhos, Brasil em Mente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s