Lendo a coleção Das Crianças Daqui

Por Cristina Marrero
Coluna Lendo

Pedro Pio e Marina não se conhecem, moram em lugares diferentes do Brasil; Pedro Pio mora no Pará e Marina no Rio de Janeiro. Longe das grandes cidades eles têm brincadeiras diferentes, realidades diferentes, mas a mesma vontade de brincar que os aproxima a todas as crianças do mundo. Pedro adora aventuras, Marina está prestes a viver uma grande mudança na sua vida. Mas como crianças, eles tem muito em comum; gostam de brincar, têm amigos e a natureza como quintal. Antes de ir para a escola Pedro ajuda a família a colher açaí subindo nas palmeiras com destreza e precisão. Marina ajuda a sua mãe antes de embarcar na baleeira que a leva até a escola.

Screen Shot 2015-10-28 at 9.56.05 AM

Outro ponto em comum é que ambos são personagens de uma coleção belíssima criada pela Roberta Asse, arquiteta e designer gráfico que viajou pelo Brasil adentro para conhecer e aprender como vivem as crianças das regiões brasileiras. Ela visitou e conviveu com elas em Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Pará. Com elas aprendeu brincadeiras novas, palavras diferentes, vivências únicas que serviram como ponto de partida para o projeto Coleção das Crianças Daqui. “Daqui”, simboliza esse Brasil imenso que nem todos os brasileiros conhecem.

Além dessa experiência de vida maravilhosa para criar as histórias, Roberta usa a sua formação acadêmica para elaborar os livros. As ilustrações das histórias são caprichadas; uma janela desenhada se abre para a fotografia de uma paisagem e uma saia rodada carregada de conchinhas nos dá a impressão de que, se se pudéssemos tocá-la, sentiríamos as linhas e o tecido. E o que dizer da cortina rendada que balança com o vento que entra pela janela?

Screen Shot 2015-10-28 at 9.56.31 AM

Para o texto, a autora optou por manter o vocabulário e a estrutura das regiões que visitou, o que permite ao leitor conhecer como as pessoas de outros lugares se expressam. Ao final de cada livro algo que eu considero essencial quando o autor faz determinadas escolhas linguísticas: um pequeno glossário. Porque se é importante para o autor preservar a forma de falar do lugar, também é importante que o autor situe o seu leitor, dê ferramentas que possam facilitar a compreeensão e, nesse caso, o glossário permite conectar as histórias apresentadas com a realidade linguística do leitor.

A coleção é formada por oito livros que ao serem abertos nos transportam por esse Brasil rico e variado em cores, sabores, histórias e pessoas. Razão pela qual não é apenas um país extenso em tamanho e distâncias mas extenso e grandioso pelo seu povo que cria arte com suas histórias e experiências.

completa-a A coleção está à venda na Lojinha da BEM.

 

10520087_10205119346253278_826309639437374543_nCristina ama literatura infantojuvenil e por isso, faz as aventuras, descobertas e fantasias chegarem até você através de dicas e reviews de livros. Cristina é diretora da Biblioteca Infanto-juvenil Patricia Almeida, um departamento da Brasil em Mente.

 

© Nosso conteúdo é protegido por direitos autorais. Compartilhe com o link, citando: Plataforma Brasileirinhos, Brasil em Mente.

Anúncios

2 comentários em “Lendo a coleção Das Crianças Daqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s