Português, italiano, espanhol e catalão, tudo junto e misturado

Por Caruline
Perfil e Opinião

Meu nome é Caruline e moro fora do Brasil há 17 anos. Atualmente moro em Barcelona, com meu marido italiano, Alessio, e com nosso filho de 2 anos, Mattia.

Eu obviamente sempre falo com o Mattia em português. Falamos quase que diariamente com minha família no Brasil pelo Skype, e pelo menos uma vez por ano vamos ao Brasil visitá-los, assim como eles também vêm nos visitar aqui na Espanha. Meu filho também é exposto ao idioma do pai, italiano. Meu marido sempre fala com o Mattia na língua dele. Falamos bastante com a nonna por telefone e também visitamos a família do meu marido na Itália algumas vezes no ano.

O Mattia vai à escola bilíngue (como todas as escolas públicas catalanas), e aprende o espanhol junto com o catalão. Nós temos amigos de todas partes do mundo, e nos comunicamos no dia-a-dia com o castelhano.

Nosso pequeno fala palavras nos quatro idiomas, misturando tudo e falando a própria língua dele também! Em casa eu coloco música popular brasileira pra ele ouvir, minha família nos presenteou com vários DVDs da Galinha Pintadinha (mas, para falar a verdade, fico meia nervosa com tanta gritaria das galinhas o tempo todo e restrinjo o quanto o Mattia vê a galinha azul). Ele ADORA o Sítio do Pica-Pau Amarelo! Um dia desses, numa crise por não querer tomar banho, ele ficou com muita raiva de mim e me “xingou” de Cuca. Achei o máximo ele ter sacado que a Cuca é a malvada e querer me ofender me chamando de Cuca.

Na verdade eu não sei se estamos fazendo bem ou não do jeito que estamos criando o Mattia, falando com ele em nossos idiomas maternos, mas seria anti-natural para mim falar em outro idioma com ele, a pessoa mais importante, que é parte de mim.

********

Mora fora do Brasil e tem alguma história interessante pra compartilhar? Mande seu depoimento para info@brasilemmente.org

Um comentário em “Português, italiano, espanhol e catalão, tudo junto e misturado

Deixe uma resposta

