Lendo Para Brasileirinhos

Por Cristina Marrero
Coluna Lendo

Se você já visitou esta página antes, sabe bem o que a sigla PLH significa. Se você ainda não está a par, Português como Língua de Herança é o significado dessas três letras. E elas envolvem um sentido ainda maior quando conhecemos melhor o trabalho de quem difunde, estuda e promove o PLH.

O português é a herança cultural transmitida por pais, avós e professores às crianças nascidas no exterior. Para muitos dos nossos leitores o Brasil está distante fisicamente, mas ele está presente no dia-a-dia de quem fala, canta e lê em português.

A literatura tem sido uma ferramenta poderosa na trasmissão dessa herança. Através dos livros e das histórias narradas, crianças de todas as idades tem aprendido não apenas o idioma, mas também sobre a história, geografia, folclore e tantos outros temas importantes que colorem e enriquecem nosso idioma.

Entre tantos livros infantis que foram apresentados por aqui, uma coleção é muito especial para os brasileirinhos. Trata-se da Coleção Brasileirinhos, claro (leia mais, aqui). Total identificação através do nome, não?

A coleção tem poemas lindos do Lalau e ilustrações maravilhosas da Laurabeatriz. O assunto da coleção mexe com o coração das crianças: bichos, muitos bichos. Alguns conhecidos, outros nem tanto. Alguns já nem existem mais (que tristeza…). Outros estão em vias de extinção (ainda podemos fazer algo para salvá-los…). Ler e aprender sobre eles é uma maneira de tentar preservá-los. Mostrar às crianças a importância da preservação e o respeito à natureza também fazem parte da missão dos pais e educadores.

Screen Shot 2015-11-22 at 9.50.29 AM

Para ajudar a desenvolver esta tarefa, Felicia Jennings-Winterle juntou a sua experiência como educadora e fundadora da Brasil em Mente ao material riquíssimo da coleção Brasileirinhos e criou um guia para extrair melhor proveito dos livros – Para Brasileirinhos.

As atividades foram cuidadosamente elaboradas tendo como base alguns dos poemas de cada livro da coleção. Estão divididas em faixas etárias mas a própria Felicia avisa, essas faixas são sugestivas e os educadores (pais, avós, tios, professores) podem transitar livremente de uma atividade a outra respeitando o interesse dos leitores.

As atividades propostas não se limitam a colorir ou reler o poema. Elas vão além, se ancoram na Geografia, na Gramática, na Biologia, na releitura e na interpretação para poder obter de cada poema algo mais além da poesia. Poder entrar no campo do conhecimento, da percepção, da lógica e perceber a cada leitura e atividade a riqueza do nosso português.

Screen Shot 2015-12-08 at 10.39.35 AM

Talvez quem mora fora do seu país consegue sentir o idioma de uma maneira diferente daqueles que estão lá. Guardamos na memória a sonoridade, muitas palavras são associadas a lembranças que temos de coisas vividas por lá e as apreciamos de maneira diferente. É o idioma da infância, da adolescência que nos fala diretamente ao coração, que nos reaviva a saudade e nos enche de orgulho. Orgulho de falar que esse idioma é o nosso legado para filhos e alunos.

Como Caetano cantou tão lindamente, “Minha Pátria é minha língua” e peço licença para completar que minha língua também é minha Pátria. Minha língua é uma parte de mim e quando eu a vivo, a escrevo, a uso, a reinvento, eu também sou parte dela.

Para comprar o seu, visite nossa lojinha.

 

10520087_10205119346253278_826309639437374543_nCristina ama literatura infantojuvenil e por isso, faz as aventuras, descobertas e fantasias chegarem até você através de dicas e reviews de livros. Cristina é diretora da Biblioteca Infanto-juvenil Patricia Almeida, um departamento da Brasil em Mente.

 

© Nosso conteúdo é protegido por direitos autorais. Compartilhe com o link, citando: Plataforma Brasileirinhos, Brasil em Mente.

Anúncios

2 comentários em “Lendo Para Brasileirinhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s