Perfil e Opinião, Ana Cecília

Por Ana Cecília
Perfil e Opinião

FotoSou brasileira, moro há seis anos na Alemanha e tenho um filho pequeno no Kindergarten, escola que corresponde ao jardim de infância no Brasil. Procurei recentemente a Brasil em Mente para uma consultoria sobre PHL (Português como Língua de Herança) e comecei a aprender mais do que esperava. Recebi então o convite da Felícia para escrever um pouco sobre minha experiência com a educação bilíngue em outro país e como mantenho a língua portuguesa e a cultura brasileira presentes e vivas em nosso dia a dia.

Entendo ser importante transmitir à criança (ou pelo menos tentar fazê-lo) não somente a língua materna, mas também a cultura na qual nascemos e construímos nossa história. Funciona realmente como uma herança que deixamos aos nossos filhos: podemos determinar como será distribuída, mas depois não saberemos o que será feito dela.

De fato, não sabemos como cada criança “reagirá” ao receber sua herança, ou melhor, sua preciosa língua de herança, aquela que possibilitará o acesso a outro mundo diferente daquele em que ela vive, que abrirá muitas portas, revelará o sentido da viagem para lugares distantes, os segredos das páginas dos livros escritos num código especial, as histórias de uma rica cultura que também lhe pertence, uma aventura em outro lugar, com personagens intrigantes, labirintos insondáveis, mistérios infinitos que esperam para ser desvendados.

Talvez tenhamos mais chances de obter sucesso quando o contato da criança com a língua de herança for num ambiente que possibilite uma experiência afetiva relacionada ao aprendizado, uma brincadeira que vai envolvendo os sentidos e sentimentos através de experiências com interações familiares, sons (músicas, sotaques, entonações), cheiros e paladar (temperos, comidas típicas), visualização (livros e fotos) e etc.

É importante fazer da aprendizagem uma atividade prazerosa e desafiadora para a criança se quisermos incentivá-la a aprender algo que não encontrará habitualmente fora de casa, mas que é parte importante de sua origem e identidade. O hábito de falar a “segunda” língua deve ser cultivado naturalmente na rotina da família e os pais devem procurar ficar atentos aos sentimentos das crianças e ouvir o que querem dizer.

A empatia e o entendimento mútuo entre pais e filhos podem ser os segredos de uma experiência bem-sucedida na transmissão do português como língua de herança. Podemos estabelecer conexões que serão a motivação e a base do aprendizado!

Os laços afetivos com pessoas da família e amigos que falam a língua de herança são também uma maneira de incentivar as crianças a falarem com desenvoltura e vontade!

Aqui em casa, meu pequeno Rafael ouve alemão, português e inglês desde que nasceu. Com quase quatro anos, tenho visto seu vocabulário na língua alemã crescer muito e ele gosta bastante de se comunicar. O vocabulário em português também cresce, embora com menos velocidade, e só falo com ele em minha língua materna.

Nessa mistura de línguas, vamos desenvolvendo também nossos afetos. Em 2015, quando retornamos do Brasil após férias de cinco semanas, ele demorou quase cinco dias para (decidir?) voltar a falar alemão na escolinha. Era uma decisão dele e entendi que poderia ser uma forma de compensar a saudade que sentia. Após alguns dias, mais conformado, voltou a falar alemão.

O ensino do português em nossa casa está ligado ao afeto pelo país distante e pelas pessoas que amamos. Falar português é uma forma de sentir!

Não acredito em regras específicas, mas sim na experiência diária de cada família que pretende manter sua riqueza cultural através da transmissão da língua de seu país de origem, possibilitando aos seus filhos o acesso a um outro mundo além daquele em que se vive.

Boa aventura para aqueles que desejam viajar!

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