Dia Mundial do Brincar

Por Mirella Estelles
Coluna Brincar

Maio é um mês festivo, onde temos vários motivos para comemorar! Além do Dia do PLH comemoramos também o Dia Mundial do brincar!

O Dia Mundial do Brincar foi criado em 1999, por iniciativa da Associação Internacional de Brinquedotecas e é celebrado em 28 de maio com a participação de crianças de idades e culturas diferentes. No Brasil, a Aliança pela Infância teve a iniciativa de difundir essa ideia há mais de dez anos e a data acabou tomando conta de uma semana inteira, de forma autônoma, por atores sociais diversos.

DIA-DO-BRINCAR-MANHÃ-TARDE

Neste ano, a semana teve como tema “O Brincar que encanta o lugar”. Do dia 22 ao 28 de maio diversas ações foram relaizadas no sentido de promover e refletir sobre a importância do tempo da infância, no qual o brincar é essencial.

Aqui, você pode conferir alguns artigos de especialistas, publicações, vídeos e indicações de leituras para inspirar um novo olhar em relação ao tempo da infância, que alimentam a reflexão e a troca de experiências desse movimento e, é claro, o interesse de seguir brincando o ano todo!!!

 

Outras referências inspiradoras para brincar em qualquer tempo e lugar:

Documentário Brincar: um ato atemporal
A linguagem das brincadeiras é universal e atemporal, capaz de passear por diversas conjunturas históricas. Pensar as brincadeiras e o brincar na atualidade é um desafio emergente diante da imersão tecnológica em que vivemos. É necessário refletir a função social de cada brincadeira e seus reflexos socioculturais: do pega-pega ao Candy Crush, do passa-anel ao FarmVille, da boneca de sabugo à Monster High.

No intuito de instigar essa reflexão, o Museu da Mantiqueira apresenta o mini-documentário “Brincar: um ato atemporal”. É uma seleção de depoimentos a partir do Acervo Audiovisual do MuMan que, por sua vez, foi coletado entre 2014 e 2015, a partir da metodologia da História Oral com moradores de São Bento do Sapucaí, no estado de São Paulo, nascidos entre as décadas de 20 e 40.

Mapa do Brincar
Cds, livro para crianças, livro para adultos, teses que tem como tema central o brincar, aqui.

45 Brincadeiras de Roda
A roda é uma brincadeira presente na infância de muitas crianças de diversas regiões e culturas. Para brincar de roda não é preciso muita coisa, basta dar as mãos, cantar e girar. Em geral, a brincadeira de roda é acompanhada por uma cantiga, um tipo de canção popular. Veja mais, aqui.

 

11866333_10200987173157977_3036256342841833176_nMirela Estelles é arte educadora, contadora de histórias e brincante. Desde 2009, Mirela é educadora no Museu de Arte Moderna de São Paulo e responsável pelo programa Família MAM. Nessa coluna compartilha algumas experiências na coluna Brincando, considerando este um espaço para reflexão, troca e diálogo com todos interessados na arte de contar histórias, na arte de estar em contato com a arte, na arte de brincar!

 

© Nosso conteúdo é protegido por direitos autorais. Compartilhe somente com o link, citando: Plataforma Brasileirinhos, Brasil em Mente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s