E-books: Literatura em um clique

Por Aline Frederico
Coluna High Tech

No post anterior, falamos sobre os livros aplicativos, que promovem uma nova maneira de se contar histórias no universo digital. Mas um bom romance ou livro ilustrado igualmente fazem crianças e adultos mergulharem no mundo da ficção com o simples uso de palavras e imagens.

Para os brasileiros vivendo no exterior, uma dificuldade é ter acesso a esse enorme repertório de histórias em português. Livros são pesados e o frete muitas vezes sai mais caro que o livro em si. Além disso é comum famílias estarem em trânsito e terem dificuldade em manter uma biblioteca. Outras simplesmente não puderam levar seus títulos favoritos do Brasil quando se mudaram. Os e-books então permitem que se tenha acesso a esse conteúdo, em português, mesmo estando longe.

+ Você conhece a biblioteca da BEM? Mais de 1200 são enviados para todo os EUA!!

Os e-books são uma maneira de se ter acesso à literatura “tradicional” em formato digital. Diferentes tipos de e-books oferecem diferentes funcionalidades. O formato mais simples é simplesmente uma versão digitalizada do livro impresso, geralmente um PDF com funcionalidades restritas a links e busca.

No meio do caminho há livros que não apresentam formas complexas de interatividade, mas que usam ferramentas do meio digital para facilitar a leitura, como acesso a dicionário em um clique, anotações e customização do design (tamanho, cor e fonte do texto, cor de fundo, margens, etc.). Finalmente, alguns e-books, chamados de livros enriquecidos (do inglês enhanced e-books), permitem escutar o livro narrado, ter pequenas animações e vídeos e interagir com as imagens, o que aproxima esses e-books do livro-aplicativo.

child-on-ipad

Enquanto a maioria dos aplicativos disponíveis são mais focados no pequeno leitor e em narrativas com menos texto, os e-books apresentam praticamente todo gênero literário que pode ser encontrado no livro impresso, com oferta pra todas as idades.

Existem muitas maneiras de acessar e-books, e o próximo post será um passo-a-passo de como fazê-lo nas principais plataformas, mas hoje vou me concentrar nos conteúdos que estão disponíveis nesse formato.

Os títulos indicados abaixo estão disponíveis pelo iTunes, mas vale pesquisar o que está disponível na sua plataforma. Algumas das principais lojas de e-books são:

iBooks: para sistema operacional Apple

Google Play: para sistema operacional Android

Livraria Cultura: pode ser lido em diversas plataformas (Apple, Android, Windows Phone, PCs e Kobo)

Amazon:para ser lido em aparelhos Kindle ou no aplicativo Kindle para dispositivos móveis

 

Clássicos da literatura infantil
Muita gente tem doces lembranças das histórias que leram na infância e o carinho e o afeto quando transmitem essas histórias pros filhos, carregadas ainda pelas saudades do Brasil, fazem o momento da leitura ainda mais especial.

Alguns clássicos disponíveis nesse formato são:

20 títulos de Monteiro Lobato, pra adultos e crianças, incluindo vários títulos do Sítio do Pica-Pau Amarelo

Maluquinho pelo mundo, de Ziraldo:Não é o original mas ter o Menino Maluquinho interagindo com amigos de diversos lugares do mundo é perfeito para os Brasileirinhos.

 

Literatura infantil contemporânea
A última década foi uma nova era de ouro da literatura infantil brasileira, com o ponto alto tendo sido a premiação do autor e ilustrador Roger Mello em 2014 com o prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infantil. É importante trazer literatura brasileira de qualidade pras crianças, que as faça ter contato com a realidade brasileira e com o nosso jeito de contar histórias. Algumas sugestões:

Fulustreca, de Luiz Raul Machado e Roger Mello

A editora Pipoca é a única editora brasileira totalmente voltada à produção de e-books e seus livros estão disponíveis em diversos formatos. No site deles ainda há recomendações de atividades muito legais pra fazer com as crianças.
Um destaque é o livro No meu guarda-roupa, de Carla Chaubet.

 

Leia você em português
Aquela velha máxima de que as crianças aprendem com o exemplo dos pais é bastante verdadeira no que diz respeito ao fomento à leitura. No caso de famílias de Brasileirinhos, ela se estende a uma outra questão: você lê em português? A maior parte dos e-books disponíveis é voltado ao público adulto. Encontre os livros que te interessam ou releia seus autores favoritos. Converse com seus filhos sobre o que está lendo, sobre o prazer de ler em português, sobre alguma expressão brasileira que você não escutava faz tempo. Alguns dos meus favoritos:

CLÁSSICO
Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector

CONTEMPORÂNEO
Leite Derramado, de Chico Buarque

NÃO-FICÇÃO
1808 – Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil, de Laurentino Gomes.

E pra conversar com seus filhos sobre a história do Brasil, há a versão juvenil de 1808, adaptada por Luiz Antonio Aguiar e ilustrado por Rita Bromberg Brugger:

Se você tem dúvidas sobre como acessar os e-books, não perca o próximo post, em que vou explicar direitinho como acessar os títulos brasileiros mesmo estando no exterior.

 

Screen Shot 2016-03-28 at 7.29.22 PMAline Frederico é pesquisadora e doutoranda em literatura infantil na Universidade de Cambridge e pesquisa livros infantis interativos no iPad. Colabora com o recém-nascido blog Literatura Infantil Digital e coordena o projeto Historinhas em Cambridge de contação de histórias em português. Na Plataforma Brasileirinhos, Aline comanda a coluna High Tech.

 

 

© Nosso conteúdo é protegido por direitos autorais. Compartilhe somente com o link, citando: Plataforma Brasileirinhos, Brasil em Mente.

Um comentário em “E-books: Literatura em um clique

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s