Lendo Mania de explicação

Por Cristina Marrero
Coluna Lendo

Quem convive com crianças sabe que a curiosidade é insaciável nestes pequenos seres. Algumas perguntas são fáceis de responder, outras nos colocam em situações mais difíceis e para outras nem encontramos uma resposta que satisfaça o interrogador e até mesmo o interrogado.

Como mãe, Adriana Falcão experimentou a beleza e a “agonia” dessas situações, mas sendo ela dona de uma enorme criatividade, ela respondeu assim, na forma de um livro dedicado a sua filha Isabel.

Mania de Explicação é a história de uma menina que gosta de procurar uma explicação para cada coisa, principalmente sentimentos. Como é complicado abranger numa definição a raiva, a decepção, a culpa, o antes, o pressentimento… Os dicionários estão recheados de significados mas e se tentássemos explicar de outra maneira? E se colocássemos uma pitada de poesia? Uma dose extra de imaginação? Qual seria o resultado? Adriana Falcão nos mostra o que esses ingredientes a mais podem fazer quando respondemos para uma criança.

Quando eu li o livro, há muitos anos, a cada definição eu pensava: é verdade! ou porque não pensei nisso? ou ainda, essa é a melhor explicação! Portanto, posso afirmar, sem medo de parecer exagerada que Mania de Explicação é um encanto para as crianças, porque elas se identificam com a curiosidade e com as definições. É também uma redescoberta para nós, adultos, que nos permitimos aprender de maneira diferente até mesmo na obviedade do dia-a-dia.

amizade

Adriana Falcão é uma escritora de muito sucessso no Brasil. Ela tem se destacado na produção de roteiros, tanto para o cinema quanto para a televisão. O humor é uma marca indelével da autora que nasceu no Rio de Janeiro mas viveu boa parte de sua vida em Recife. Mania de Explicação é a sua estréia na literatura infantil e para marcar esse momento, Rosa Amanda Strauws, na parte posterior da capa escreve seguindo à risca o estilo do livro “Aliás, faltou a menina filósofa inventar uma explicação para estréia… Podia ser… Estréia é quando a gente pula de um trampolim bem alto e só descobre que sabia nadar quando chega na água. É o caso da Adriana Falcão. Ela sempre soube escrever para crianças. A gente é que não sabia disso.”

As ilustrações foram feitas por Mariana Massarani, uma artista de muito talento que extravasa sua arte além dos livros, em trabalhos lindos feitos em panos de brincar, fronhas e o que mais aparecer. Para conhecer mais sobre o trabalho dessa grande ilustradora, você pode visitar o blog da Mariana.

 

10520087_10205119346253278_826309639437374543_nCristina ama literatura infantojuvenil e por isso, faz as aventuras, descobertas e fantasias chegarem até você através de dicas e reviews de livros. Cristina é diretora da Biblioteca Infanto-juvenil Patricia Almeida, um departamento da Brasil em Mente.

 

logo_BIBPA Associe-se já à biblioteca infanto-juvenil brasileira Patricia Almeida. A BIBPA está a sua espera com Mania de Explicação e muitos outros títulos. Você pode receber livros em sua casa, em todo os EUA.
© Nosso conteúdo é protegido por direitos autorais. Compartilhe com o link, citando: Plataforma Brasileirinhos, Brasil em Mente.

Anúncios

3 comentários em “Lendo Mania de explicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s