Como lidar com a resistência a uma língua com leveza

Não é novidade: não importa o país de residência nem o par de línguas envolvidas, bilíngues tendem a preferir o uso da língua majoritária – a língua do parquinho, dos colegas… de todo mundo. A tendência é achar que essas escolhas são fruto (somente) do nível de apreço que a sociedade demonstra em relação a uma língua em particular – no nosso caso, o português, “uma língua inútil, de pobre” – e do investimento e envolvimento da família.

Na prática, não é tão “simples” assim.

Cada família tem um estilo, um modo… uma política linguística que funciona (ou não) e que é própria e recorrente. O que nós pesquisadores “ditamos” como certo ou errado, se desenvolve de outro jeito no dia a dia. Os adultos têm vícios: falam “errado” ou de maneira “errada” (de forma que, verdade seja dita, linguistas e psicólogos esnobes torcem o nariz); a rotina é cheia de atividades e por isso o tempo e a paciência são curtos; há situações nas quais a negociação não é assim tão politicamente correta como os romances escritos por especialistas sugerem; e, mais importante, a criança tem vontade própria.

Pensando nesses fatores, aqui vão 5 dicas para enfrentar a resistência típica e previsível de bilíngues à língua minoritária com leveza, bom humor e otimismo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Felicia Jennings-Winterle, Editorial

 

Screen Shot 2015-10-20 at 8.49.02 PMFelicia é educadora e pesquisadora sobre o português como língua de herança. Fundadora da Brasil em Mente, é editora da Plataforma Brasileirinhos.
© Nosso conteúdo é protegido por direitos autorais. Compartilhe somente com o link, citando: Plataforma Brasileirinhos, Brasil em Mente.

Anúncios

2 comentários em “Como lidar com a resistência a uma língua com leveza

  1. Pingback: Tudo vai dar certo
  2. Pingback: The Bilingual Edge

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.