Vamos falar de mulher? A leveza da vida

A Brasil em Mente tem como um de seus objetivos centrais trazer, como seu nome indica, o Brasil e os brasileiros à mente das pessoas. Sendo março o mês que celebra as mulheres, começaremos uma série de posts sobre mulheres brasileiras de quem podemos nos orgulhar e muito.

As escolhas dos nomes foram feitas por um grupo de mulheres de diferentes áreas de formação. A homenagem de hoje foi elaborada pela Dra. Carolina Prando, médica, especialista em Alergia e Imunologia. 

“Na faculdade eu tive muita dificuldade em ver o sofrimento dos pacientes. Diante de quem estava com muita dor, eu sofria junto. Nos casos em que não havia mais possibilidade de tratamento eu via famílias numa condição de total abandono… Eu perguntava: ‘Não tem mais jeito a doença, mas e a dor dele e da família? Não vão fazer nada?’. E daí vinha a maldita frase: “mas não tem nada para fazer”! Eu não me conformava com isso, ficava insistindo com os professores. Nos ensinam a ver o paciente como um instrumento de manifestação da doença e eu queria ver a pessoa através da doença.” Dra Ana Claudia Quintana Arantes, médica geriatra e especialista em cuidados paliativos . Saiba mais, aqui.

Cuidados Paliativos são os Cuidados de Proteção que melhoram a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares, pois cuidam de tratar o sofrimento causado por uma doença grave que ameaça a continuidade da vida, em qualquer idade.Esta área ainda é cercada de tabus e preconceitos no Brasil, mas a Dra Ana Claudia Quintana Arantes tem revolucionado. Mais do que levar as discussões e formação em cuidados paliativos aos diferentes profissionais envolvidos neste processo, ela convida a sociedade brasileira a refletir sobre o tema ao compartilhar suas histórias em livros, textos e vídeos publicados na internet.

Sobre a Carolina
Carolina Prando, médica, especialista em Alergia e Imunologia. Dedica-se ao estudo e diagnóstico das Imunodeficiências Primárias há 20 anos. Sua experiência, profissional e pessoal, a faz reconhecer a importância do cuidado integral aos pacientes e seus familiares diante de uma doença progressiva e incurável.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.