Suzana Herculano-Houzel, ciência acessível

A Brasil em Mente tem como um de seus objetivos centrais trazer, como seu nome indica, o Brasil e os brasileiros à mente das pessoas. Sendo março o mês que celebra as mulheres, começaremos uma série de posts sobre mulheres brasileiras de quem podemos nos orgulhar e muito.

As escolhas dos nomes foram feitas por um grupo de mulheres de diferentes áreas de formação. A homenagem de hoje foi elaborada por Débora Dantas, bióloga de formação e promotora do PLH no estado de NY, EUA. 

Suzana Herculano-Houzel é carioca, nascida em 1972 e formada em Biologia (com ênfase em genética) pela UFRJ. Fez mestrado na universidade americana Case Western Reserv, doutorado na Universidade de Paris VI (Pierre et Marie Curie) e Pós-Doutorado no Instituto Max Plank, na Alemanha; sendo que todos os seus trabalhos são na área de neurociências. Desde 2002 é professora na UFRJ e dirige o Laboratório de Neuroanatomia Comparada da UFRJ. Suzana possui mais de 45 artigos científicos publicados em mais de 11 anos de trabalho.

Sua carreira tem expressão mundial e ela já deu uma TED TALk sobre o funcionamento do cérebro humano. Assista, aqui.

A cientista se dedica à divulgação científica com linguagem simples e acessível. Em 2000 lançou o site O Cérebro Nosso de Cada Dia com artigos, notícias, exercícios, livros, charadas, videos e mais uma infinidade de itens acessíveis ao público que tem como objetivo desmistificar e popularizar a neurociência. Outro produto da enorme produtividade da pesquisadora são os seus livros. A lista é enorme – veja, aqui.

Um deles, A vantagem dos humanos: como nossos cérebros se tornaram notáveis (no original, The human advantage: how our brains became remarkable, MIT: 2016) discorre sobre a grande diferença entre o cérebro humano e o de outros animais. Os nossos são incríveis, mas esse fato não é por acaso. O cérebro humano foi construído a partir do de outros primatas que foram capazes de resguardar um grande número de neurônios com uma invenção tecnológica que permitiu que eles ingerissem muito mais calorias em muito menos tempo. E sabe que invenção foi essa? Cozinhar.

Outra marca da Suzana é seu constante esforço para conseguir condições decentes para os cientistas brasileiros. Se depender dela e de outras inúmeras profissionais brasileiras, teremos um futuro mais feminino na ciência e tecnologia brasileira que hão de sobreviver mesmo nas condições políticas atuais.

Parte do conteúdo retirado do site Cientistas Brasileiras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s