Chiquinha Gonzaga – A Pioneira

A Brasil em Mente tem como um de seus objetivos centrais trazer, como seu nome indica, o Brasil e os brasileiros à mente das pessoas. Sendo março o mês que celebra as mulheres, estamos desenvolvendo uma série de posts sobre mulheres brasileiras de quem podemos nos orgulhar e muito.

As escolhas dos nomes foram feitas por um grupo de mulheres de diferentes áreas de formação. A homenagem de hoje foi elaborada por Rejane de Musis, educadora musical e promotora do PLH no estado de MA, EUA.

Francisca Edwiges Neves Gonzaga foi a primeira em muita coisa. Primeira chorona (primeira pianista de choro), foi autora da primeira marcha carnavalesca com letra (O Abre Alas, 1899) e também a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. E as alas se abriram para ela.

Tornou-se também a primeira compositora popular do país ao adaptar o piano à música popular brasileira. O sucesso começou em 1877, com a polca Atraente. Estreou no teatro de variedades em 1885, criando a trilha da opereta de costumes A Corte na Roça, de 1885. Mas seu maior sucesso nos palcos foi a opereta Forrobodó, de 1911, que chegou a 1500 apresentações seguidas após a estreia – produção que detém até hoje o maior desempenho de uma peça deste gênero no Brasil.

Compôs até os 87 anos de idade. Poderosa!

Sobre a Rejane
Rejane de Musis é graduada em Educação Musical pela UFMT e Pós Graduada em Gestão Cultural pelo SENAC-RJ. Já regeu mais de 20 corais infantis no Brasil e EUA e atualmente é professora de música e português como língua de herança para crianças, e produz o programa infantil Praticutucá.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s