O que é que o hino nacional conta?

Hoje começa a Copa do Mundo de 2018, um evento que será acompanhado por milhões de pessoas em todo o planeta. É verdade que esta edição não foi assim tão esperada, tão curtida. Falou-se pouco dela. Várias questões políticas, econômicas e sociais têm deixado o mundo todo cabisbaixo.

Sem tirar a imensa validade dessas questões, mas tendo em vista o objetivo desta plataforma – promover oportunidades para a celebração de uma identidade brasileira morando fora do Brasil – gostaríamos de convidar você e seus brasileirinhos a curtirem conosco 1 mês de jogos de futebol. Eventos esportivos são excelentes oportunidades para celebrarmos um multiculturalismo real e, mais ainda, uma cidadania global. Além disso, podemos criar inúmeras atividades para que nossos falantes de herança tenham oportunidades de adquirir conhecimento e a usar sua língua minoritária de maneira mais abundante.

Gabriel tem 10 anos e mora em NY. Ele faz aulas de português e, conversa vai, conversa vem, descobriu que a última vez que tinha cantado o hino nacional tinha sido na Copa de 2014!!! Professora, pai, mãe (e o próprio Gabriel) ficaram preocupados e decidiram dar um jeito nisso. O Gabriel decorou o hino e foi pesquisar o que é que aquele monte de palavras estranhas queriam dizer. Leia a seguir a explicação e o glossário que ele compilou.

 

O hino nacional brasileiro foi composto pelo músico Francisco Manuel da Silva.

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante
E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos
Brilhou no céu da Pátria nesse instante

A primeira estrofe fala sobre o plácido1 Rio Ipiranga, que fica em São Paulo em frente ao palácio onde Dom Pedro morava e onde estava quando declarou a Independência do Brasil. No segundo verso, Francisco Manuel da Silva fala do brado2 retumbante3 e heróico de Dom Pedro que representa o grito, o desejo, que não podia ser mais calado em todo o povo brasileiro.

No terceiro e quarto verso, como que instantaneamente o céu de todo o Brasil se tornou ‘‘iluminado pelo sol da liberdade” [1] em raios luminosos (fúlgidos4 ). Esse verso está a representar que, do nada, todos os problemas de Dom Pedro desapareceram por causa da independência do Brasil colônia que, agora, era país. Isso não aconteceu de verdade, mas Francisco Manuel da Silva queria que o hino fosse inicialmente um poema, então essa última frase é poética.

Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte
Em teu seio, ó Liberdade
Desafia o nosso peito a própria morte!

O penhor6 representa o valor impagável que tem a liberdade. A primeira estrofe é sobre o Brasil ganhando independência. A segunda estrofe é sobre o Brasil se tornando o Brasil. Esta última frase provavelmente está se referindo à de Dom Pedro, “Independência ou Morte”.

Ó Pátria amada
Idolatrada
Salve! Salve!

Segundo a minha pesquisa, essa estrofe é “Uma saudação ao país adorado e venerado por sua gente.”[2]

Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce
Se em teu formoso céu, risonho e límpido
A imagem do Cruzeiro resplandece

O país é um sonho realizado, como um raio de luz que traz às pessoas que ali vivem amor e esperança. O céu do Brasil é um céu límpido7, formoso8, risonho9, de onde a constelação Cruzeiro do Sul pode ser vista e por fazer parte de nossa historia, esta no hino nacional.

Gigante pela própria natureza
És belo, és forte, impávido colosso
E o teu futuro espelha essa grandeza

O Brasil é um território lindo, grande, e seu povo tinha muitos sonhos e desejos tinham para o Brasil.

+ E você sabe por que ficamos arrepiados quando toca o hino nacional?

Terra adorada
Entre outras mil
És tu, Brasil
Ó Pátria amada!

Segundo a minha pesquisa, “Entre todos os outros lugares do mundo, é o Brasil o mais amado por quem vive nestas terras.”[3]. “Terra adorada”, e “Ó Pátria amada!” fala do amor pelo Brasil.

Dos filhos deste solo és mãe gentil
Pátria amada
Brasil!

O Brasil é como uma mãe generosa para todos os brasileiros que adoram sua pátria, pelo menos achava o Francisco Manuel da Silva. O Brasil já fez coisas ruins para o seu povo, como qualquer outro país, mas isso não faz a poesia perder o seu efeito. A gente já viu como o Brasil era amado na estrofe passada.

 

GLOSSARIO[4]

1.Plácido: adjetivo O que é ou é calmo, pacífico e transmite uma sensação de paz. “seu olhar plácido cativou a todos nós, a manhã amanheceu plácida, a plácida monotonia das férias de verão não dá muito para contar”
2. Brado: substantivo masculino Grito; voz que, propagada de modo intenso e forte, pode ser ouvida a uma longa distância.
3. Retumbante: adjetivo Bombástico; que provoca um som muito alto, intenso e de grande repercussão.
4. Fulgidos: Que brilha em excesso; que está repleto de brilho; reluzentes.
5. Pátria: substantivo feminino País onde alguém nasce ou vive como cidadão. Terra natal; local do país onde alguém nasceu. Lugar de origem de um grupo ou de uma circunstância que interessa uma sociedade, ou que se sobressai por possuir uma grande quantidade de coisas de mesma natureza. Lugar definido por ser o melhor. Região, local ou clima em que certos animais estão mais adaptados. Designação da terra paterna.
6. Penhor: adjetivo Algo impagável (priceless- english tradution) que não tem igual, que não daria por nada, a coisa mais importante do mundo.
7. Límpido: adjetivo Que se apresenta com clareza; em que há pureza e transparência
8. Formoso: adjetivo Característica de quem possui uma boa aparência; atributo da pessoa bonita
9. Risonho: adjetivo Que sorri ou tem aspecto sorridente; ridente ou sorridente. Que expressa excesso de felicidade; alegre ou contente.

 

MENSAGENS DO AUTOR
Pátria: A palavra Pátria é falada muito no hino nacional brasileiro, e como você viu no glossário, o Brasil, como é onde a gente nasceu, e para alguns criado, o Brasil pode ser sua pátria. Mas e os Estados Unidos, ou algum outro país que te representa? A resposta é: Todos. Eu tenho três pátrias: Brasil, Estados Unidos, e Grécia. Mas, no hino, o Brasil não é só a pátria deles, é o penhor, tão importante que eles iriam “Desafiar o peito a própria morte”!
Hino: O Hino Nacional Brasileiro é mais do que palavras. O hino é poesia, música, e um símbolo para o país. O Hino é tão importante, ele é quase mais importante do que a nossa bandeira. O Hino é música, poesia, e uma história do começo do país, da nossa independência.

 

SITES USADOS
1: “Significado do hino nacional do brasil”. significados.com.br. Significado-do-hino-nacional-do-brasil.
6 Jun. 2017. Web. 12 Jun. 2018.

2: “Significado do hino nacional do brasil”. significados.com.br. Significado-do-hino-nacional-do-brasil.
6 Jun. 2017. Web. 12 Jun. 2018.

3: “Significado do hino nacional do brasil”. significados.com.br. Significado-do-hino-nacional-do-brasil.
6 Jun. 2017. Web. 12 Jun. 2018.

4: “Dicio Dicionário Online de Português”. Dicio.com.br. Significado-de-Brado.
17 Set. 2012. Web 12 Jun. 2018.

Anúncios

Um comentário em “O que é que o hino nacional conta?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.