Advento da leitura 2019 – O pé de meia e o guarda-chuva

Dia 2 – Faltam 23 dias para o Natal

A segunda dica do advento da leitura 2019 foi escrita pela querida contadora de histórias Regina Barbosa, diretamente de Bruxelas. O livro é de Henrique Rodrigues e a ilustração de Walter Moreira Santos.

Quem nunca perdeu o seu par e sentiu a dor do abandono? Quem nunca perdeu um real pé-de-meia, ou um guarda chuvas. O pé de meia e o guarda-chuva conta a história de dois diferentes que ao se encontrarem criam uma nova aventura.

Um pé-de-meia bem branquinho foi separado de seu par.  Teria sido culpa do “gnomo da máquina de lavar”? Em suas aventuras pela cidade afora, ele acabou por encontrar um guarda-chuva preto, também esquecido num banco de parque por seu par habitual. Quando viram companheiros, acabam por encontrar a si mesmos. Após várias aventuras, partem juntos atrás de outras.

Com grande sensibilidade e imaginação, essa fábula moderna nos mostra que sempre pode haver solução para os solitários. Um livro doce para todas as idades e que atrai a imaginação dos pequeninos. Os já não tão pequenos podem entender que a solidão é apenas uma questão de encontrar quem tem a mesma sensibilidade, e que tudo é possível desde que haja amor.

 

Sobre a Regina
Regina é médica com especialização em ginecologia e obstetrícia. Aposentada, mudou-se para a Bélgica em 2006 onde exerceu atividades voluntárias difundindo a cultura brasileira. Em 2008 criou a biblioteca Ciranda de Livros em Português e, desde então, fundou a Oca Asbl, premiada pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) em 2011.

 

 

Dia 1 – (RE)ler, (RE)ver, (RE) experimentar

1o de dezembro: começa hoje a segunda edição do advento da leitura que a BEM promove. 24 dias para o Natal, 24 dicas relacionadas à leitura. Na edição de 2017 sugerimos 31 leituras. Nesse ano, daremos dicas de livros, autores, coleções, histórias e bons hábitos.

A 1a dica é: (re)ler, (re)ver e (re)experimentar.

Nem sempre precisamos do novo. Ler de novo nos dá a oportunidade de ver e experimentar mais uma vez aventuras, encantamento e alegria. Como será que nos sentimos ao reler uma obra? Veja aqui as dicas que demos em 2018.

3 comentários em “Advento da leitura 2019 – O pé de meia e o guarda-chuva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.