Advento da leitura 2019 – Amal e a viagem mais importante da sua vida

Dia 3 – Faltam 22 dias para o Natal

A dica de hoje é da Aline Frederico, doutora em educação e literatura infantil e também escritora da coluna High Tech. A história que ela sugere é de Carolina Montenegro, com ilustrações de Renato Moriconi e trilha sonora de Arthur de Faria – uma publicação da Editora Caixote. O livro está disponível impresso e como aplicativo literário na AppStore e GooglePlay, com download gratuito. Veja o trailler, aqui.

Deixar o país de origem para trás e embarcar rumo a uma nova cultura sempre traz medos e desafios, como as famílias brasileiras vivendo no exterior sabem bem. Agora, imagine uma menina de 12 anos, que, fugindo da guerra na Síria, tem de fazer sozinha uma jornada por Turquia, Grécia, até chegar à Itália, onde um parente supostamente a espera. Essa é a história de Amal, mas também de tantas outras crianças desacompanhadas em busca de refúgio pelo mundo. Essa história emocionante está disponível como livro, mas também como aplicativo literário, e sua realização foi feita com o apoio da ACNUR, a agência da ONU para refugiados. Os personagens são baseados em pessoas reais, que a jornalista Carolina Montenegro conheceu nos anos em que atua como correspondente em países como Líbano, Iraque e Itália. A história ganha ainda mais vida com as lindas pinturas do premiado ilustrador Renato Moriconi, que no aplicativo aparecem em versão animada. O aplicativo é gratuito, mas aproveitando o espírito natalino, o leitor pode contribuir voluntariamente realizando uma doação. Parte dos fundos vão para ações humanitárias da ACNUR e o restante será usado para produzir traduções da obra, para que essa história chegue ainda mais longe.

 

Sobre a Aline
Aline Frederico é doutora em Educação e Literatura Infantil pela Universidade de Cambridge, Reino Unido, e atualmente realiza estágio pós-doutoral na PUC-SP. Pesquisa a literatura infantil digital e os processos de construção de sentido envolvidos na leitura literária digital.

 

Veja também:

Dia 2 O pé de meia e o guarda-chuva, um livro sobre amizade e solidão.

Dia 1 (RE)ler, (RE)ver e (RE)experimentar

6 comentários em “Advento da leitura 2019 – Amal e a viagem mais importante da sua vida

  1. Olá… Sou brasileira e por questões financeiras e trabalho aqui no Brasil, só fico aqui “babando” por suas histórias/estórias de experiências tão bacanas. Inclusive sou editora de uma revista impressa, de pouquíssima tiragem e às vezes publico algum texto, menciono a fonte. Adoro!!!
    Obrigada por me presentear com tão lindos posts!

    1. Olá, Débora. Se você estiver no Brasil, basta procurar em sua livraria de preferência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.