Advento da leitura – A parceria de Lalau e Laurabeatriz

Dia 9 – Faltam 16 dias para o Natal


Sabe amor à primeira vista? Isso acontece muito no mundo da literatura. Amor pela obra, pela pessoa que é o autor e o ilustrador, amor por trabalhar junto. Foi isso que aconteceu entre a BEM e a dupla Lalau e Laurabeatriz e entre eles dois também.

Em 2019 eles comemoram 25 anos de trabalhos juntos. Acredita? São donos de obras lindíssimas e de lindas parcerias com a BEM, porque, adivinha o nome de uma das coleções deles? Brasileirinhos!! Nem preciso explicar tanto, né?

Veja a entrevista que fizemos em 2014.

 

Fast forward e agora tem entrevista nova, sobre os 25 anos de trabalho.

PLATAFORMA BRASILEIRINHOS = De onde vem essa interação? Quer dizer, como começou a parceria de vocês?

LALAU E LAURABEATRIZ= Nosso primeiro livro o “Bem-te-vi e outras poesias”, publicado em 1994, foi o começo da dupla. O texto foi enviado por José Paulo Paes para a Companhia das Letrinhas, que escolheu Laurabeatriz para as ilustrações. A partir daí, a parceria amadureceu e cresceu, chegando hoje a 60 títulos publicados para crianças.

 

PB=A obra Brasileirinhos é a cara dos nossos leitores que crescem no exterior. Somos minoria, tentamos preservar nossa língua, identidade e cultura… Contem pra nós sobre a motivação de vocês e os diversos animais em extinção…
LALAU E LAURABEATRIZ= Em nossas visitas a escolas, percebemos que não havia informação suficiente sobre animais da fauna brasileira em risco de extinção. As crianças conheciam elefantes, tigres, rinocerontes e outras espécies de outros lugares que não o Brasil. Começamos a pesquisar sobre esse problema e criamos a coleção Brasileirinhos. O primeiro volume saiu em 2001 e, nos anos seguintes, mais três livros foram publicados. Em 2014, lançamos o “Bebês brasileirinhos”, sobre filhotes e como são reproduzidos na natureza. O Brasil possui a maior biodiversidade do planeta, e a interferência de forma agressiva do homem condena inúmeras espécies à extinção a cada dia que passa. É um problema grave, que envolve desmatamento, tráfico de animais silvestres, queimadas, poluição, caça ilegal e muito mais. Por isso, resolvemos mostrar à criança o que está acontecendo com nossos bichos, mas de forma leve, lúdica e colorida. Os resultados têm sido muito satisfatórios. Nesse momento, estamos envolvidos em um projeto muito importante: “Brasileirinhos da Amazônia”, sobre a fauna dessa região e a importância de preservarmos a maior e mais importante floresta do país.

 

A BEM publicou um material de atividades sobre a coleção Brasileirinhos. Veja aqui.

 

PB= E não parou por aí, né? Animais de outros países também tem poesias de vocês?
LALAU E LAURABEATRIZ= Em todos os cantos do mundo, os animais estão sofrendo com ações predatórias do homem. Com o mesmo formato da coleção Brasileirinhos, fizemos o “Japonesinhos”, “Australianos”, “Africanos” e “Oba! Que frio!”, voltado para a fauna do Polo Norte.

PB= 25 anos se passaram… o que podemos aguardar para os próximos 25?
A mesma paixão, parceria, intensidade e alegria em fazer literatura para crianças. Obrigado

Um comentário em “Advento da leitura – A parceria de Lalau e Laurabeatriz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.