Advento da Leitura – Voo sobre as capitais brasileiras

Dia 11 – Faltam 14 dias para o Natal

A dica de hoje é da Gisela Castro, sócia e diretora da Zucca Produções e da recém-nascida Zucca Books!

O primeiro projeto lançado pelo braço literário da Zucca Produções é Um voo sobre as capitais brasileiras que, de forma poética, propõe a união do país, sem ufanismo ou nostalgia. Destinados a leitores entre 8 e 12 anos, os cinco livros formam o mapa do Brasil como um quebra-cabeça e vêm em uma maletinha.

São 27 histórias com poemas de estilos e formatos bem variados sobre cada uma das capitais brasileiras. As ilustrações são bastante representativas dos biomas de cada localidade, já que são cinco ilustradores oriundos das diferentes regiões: Hadna Abreu (Norte), Jefferson Batista (Nordeste), Felipe Cavalcante (Centro-Oeste), Julia Contreiras (Sudeste) e Carla Pilla (Sul).

O poeta e editor Carlito Azevedo fez a apresentação: “Quando a gente entra numa cidade, uma cidade entra na gente. Quando a gente nasce num país, um país nasce na gente. Quando a gente conhece uma pessoa nova, vira uma nova pessoa. Este livro nos convida a desfrutar esse milagre tão simples. Estar poeticamente em cidades aonde nunca fomos, conhecer personagens que a gente nunca viu, descobrir que um país é o que a gente inventa, ao sonhar viver nele, brincar nele, trabalhar nele. Uma antiga canção dizia que o Brasil não conhece o Brasil.

A poesia não quer só nos levar numa viagem poética, quer também apresentar o Brasil ao Brasil. Muito prazer em conhecê-lo!”

http://www.zucca.com.br/voo/

Assista a um dos poemas contado por mim, aqui.

Sobre a Gisela
Gisela de Castro é graduada em Biologia pela UFRJ, estudou Metodologia do Ensino na Faculdade de Educação da Unicamp. Produtora atuante no Rio de Janeiro, desde 2003 é sócia-fundadora e diretora artística da Zucca Produções. Trabalha como atriz, produtora, diretora, roteirista e contadora de histórias. Realizou diversos trabalhos com teatro infantil, tendo recebido prêmios por alguns deles, como o Prêmio Zilka Sallaberry e o Prêmio CBTIJ. É autora contratada pela Agência Riff.

 

Veja aqui as 10 primeiras dicas do advento da leitura 2019

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.