LINCOOL, a revista eletrônica sobre o Português como Língua de Herança

Editorial
Por Felicia Jennings-Winterle
Plataforma Brasileirinhos, Editora

Olá, gente bonita do PLH.

O blog Brasileirinhos, criado em 2009 por Patricia Almeida, é uma verdadeira plataforma de conteúdo sobre o português como língua de herança (PLH). Com 7 colunas escritas por diferentes pesquisadoras, o blog tem sido acessado até 5.000x por dia!! Isso nos deixa muito satisfeitas e certas de que compartilhar conteúdos sob diferentes perspectivas e saberes é o caminho certo para a consolidação desta prática cultural e pedagógica.

Hoje tenho o grande prazer de anunciar uma nova seção desta plataforma – LINCOOL, a revista eletrônica sobre o Português como Língua de Herança. Ela é nova para vocês, mas para nós é um projeto já há tempos em construção. Essa proposta segue os passos do Programa de Formação PLH que a Brasil em Mente oferece de maneira pioneira.

Nosso intuito é incentivar a pesquisa, a discussão e a produção de material específico em relação a esse campo de estudo incipiente e tão apaixonante. Por isso, a LINCOOL será um meio (in)formal e democrático para o compartilhamento de estudos e pesquisas de cunho mais acadêmico sobre o universo do Português como Língua de Herança.

Esperamos que você se anime a compartilhar conosco suas experiências e observações.

Um abraço

Felicia Jennings-Winterle
Editora da plataforma Brasileirinhos

 

Screen Shot 2015-10-21 at 6.23.48 AM

Participe de uma revista sobre as práticas e pesquisas do PLH

Seja você professor, promotor cultural, simpatizante ou pesquisador, você pode ser o autor certo para esse novo projeto.

Essa publicação trimestral se propõe a reunir artigos que possam enriquecer o campo de estudo do PLH como prática social e abordagem pedagógica e tem como curadora a pesquisadora Andreia Moroni.

O lançamento será feito com a edição inaugural (que será publicada em dezembro de 2015) e reunirá os textos de algumas das participantes do Programa de Formação PLH que a Brasil em Mente oferece desde 2014. A edição n˚ 1 será publicada em março de 2016. Veja a seguir como participar.

Envie seu texto para info@brasilemmente.org com o título LINCOOL 1 até 30 de dezembro de 2015 com as seguintes especificações:

  1. Número de páginas: 12 a 20, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento duplo, formatação justificada;
  2. A bibliografia deve conter ao menos 10 entradas, com publicações preferivelmente de 2000 a 2015;
  3. A bibliografia deve ser listada seguindo as normas do APA, utilizadas nos EUA (informações detalhadas podem ser vistas, aqui;

  4. As temáticas aceitas devem estar relacionadas com as categorias listadas a seguir, sempre no âmbito das discussões de português como língua de herança:

– administração e gestão de iniciativas e projetos culturais de PLH;

– alfabetização bilíngue;

– capacitação de pais e professores;

– ensino, promoção e manutenção do português como língua de herança;

– estudos de caso;

– identidade cultural;

– materiais didáticos;

– políticas linguísticas;

– práticas pedagógicas;

– estudos de outros campos aplicados ao PLH (psicologia, sociologia, antropologia etc.).

Observações:

Ao enviar sua colaboração, o autor assume a inteira responsabilidade pelo conteúdo e confirma que o material é uma produção original, de sua autoria, que não se trata de plágio e de que dispõe de permissão para sua publicação.

Ao enviar sua colaboração, o autor imediatamente autoriza a Brasil em Mente a publicá-la em seu blog, sem que para isso lhe deva pagar qualquer remuneração.

A Brasil em Mente reserva-se o direito de selecionar os materiais a serem publicados.

A Brasil em Mente pode fazer sugestões de alteração ou edição nos materiais enviados antes de aprovar sua publicação.

 

Screen Shot 2015-10-20 at 8.49.02 PMFelicia é educadora e pesquisadora sobre o português como língua de herança. Fundadora da Brasil em Mente, é editora da Plataforma Brasileirinhos.

 

© Nosso conteúdo é protegido por direitos autorais. Compartilhe somente com o link, citando: Plataforma Brasileirinhos, Brasil em Mente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s