Lendo Lalau e Laurabeatriz

Por Cristina Marrero
Coluna Lendo

No dia 22 de abril comemora-se o dia da Terra, data criada em 1970 com a finalidade de discutir a preservação, biodiversidade e preocupações ambientais que ajudem a proteger o planeta. Por isso, a Biblioteca Patrícia Almeida escolheu Lalau e Laurabeatriz como os escritores do mês.

Esta dupla incrível trabalha junta desde 1994 e desde então não parou de criar livros lindos para as crianças. Lalau brinca com as palavras e cria rimas, LauraBeatriz brinca com as cores e nos brinda desenhos mágicos. Já são 20 livros carregados de poesia e cores e eles não param de inventar “viagens” no mundo da leitura. Um tema muito frequente é o meio ambiente, preocupados com o planeta e com um mundo melhor os autores falam de bichos, plantas, natureza.

A coleção Brasileirinhos mostra, através de poesias e desenhos caprichados, um pouco da riqueza da fauna brasileira, principalmente animais em extinção, animais dos quais já nem ouvimos falar como o macuco, a queixada, o cachorro-do-mato-vinagre e outros tantos. Quatro livros compõe a coleção: Brasileirinhos, Novos brasileirinhos, Mais Brasileirinhos e Bem brasileirinhos, este último é acompanhado de um CD com oito poemas musicados por Paulo Bira, que lia os livros para os seus filhos e achou que os poemas estavam só esperando uma melodia para serem tocados e cantados.

Brasileirinhos“Olha lá/o lobo brasileiro/diferente do mundo/ inteiro./Olha lá o lobo-guará.” Além do lobo-guará, o primeiro livro da série nos apresenta mais 11 animais da fauna brasileira. As crianças podem se divertir com a poesia , os desenhos e ainda aprender mais sobre estes animais, graças as informações contidas em cada página.

 

 

Novos brasileirinhos

No segundo livro, publicado em 2002 mais 12 animais bem brasileiros ganham homenagem através da rima e das cores. E mais informações sobre cada um deles. Não é interessante quando podemos aprender mais sobre o nosso país de uma forma lúdica? Essa é proposta dos autores em cada livro da série: aprender, conhecer, se divertir e refletir sobre a importância de preservar.

 

 

Mais brasileirinhos

Você conhece a periquitamboia? É uma cobra que mora na Amazônia e é considerada uma das serpentes mais bonitas do mundo. Ela ganha destaque no terceiro livro da série e ela vem “acompanhada”de mais 13 animais. Difícil não ficar encantado com a vivacidade das cores de Laurabeatriz e o texto de Lalau. Difícil também é não ficar maravilhado com a fauna do Brasil.

 

 

Bem brasileirinhos

E chegamos ao quarto e último livro, seguindo a mesma linha dos anteriores a poesia e a imagem ganham ainda a companhia da música, todos reunidos num belo conjunto para homenagear mais uma leva de animais bem brasileiros. O Brasil é um dos países campeões em biodiversidade mas, infelizmente, encabeça a lista com o número de espécies ameaçadas de extinção. A literatura se apresenta aqui como mais uma ferramenta de conhecimento para os nossos pequenos leitores, na esperança de que eles sejam cidadãos conscientes e comprometidos com o mundo que nos rodeia.

logo_BIBPA Associe-se já à biblioteca infanto-juvenil brasileira Patricia Almeida. A BIBPA está a sua espera, com a coleção “Os brasileirinhos” e muitos outros do Lalau e da Laurabeatriz. Você pode receber livros em sua casa, em todo os EUA.

 

10520087_10205119346253278_826309639437374543_nCristina ama literatura infantojuvenil e por isso, faz as aventuras, descobertas e fantasias chegarem até você através de dicas e reviews de livros. Cristina é diretora da Biblioteca Infanto-juvenil Patricia Almeida, um departamento da Brasil em Mente.

 

© Nosso conteúdo é protegido por direitos autorais. Compartilhe com o link, citando: Plataforma Brasileirinhos, Brasil em Mente.

Anúncios

3 comentários em “Lendo Lalau e Laurabeatriz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s